Transporte Coletivo Bom e Barato: Descarbonização Já! Por Dimas Barreira

COMPARTILHE A NOTÍCIA


Reduzir as emissões de carbono é uma prioridade global. As emissões variam conforme a população, o consumo e as atividades econômicas. A China, com rápido crescimento populacional e industrialização, já responde por um terço das emissões globais. Países em desenvolvimento aumentam suas emissões conforme aumentam seu consumo.

Os países desenvolvidos não reduzirão seu consumo e seria inaceitável impedir o desenvolvimento dos países pobres. São necessárias medidas urgentes e pragmáticas através de inovação, conscientização e uso eficiente de recursos.

Mais da metade das emissões globais vem da produção de energia. Transporte total, cargas e pessoas por todos os meios, é responsável por cerca de um quarto dessas emissões. No Brasil, apesar da matriz energética admiravelmente limpa, a produção de energia ainda emite significativamente mais que o transporte. Portanto, simplesmente trocar veículos a combustão por elétricos abastecidos na tomada não ajuda tanto quanto parece.

Segundo o relatório “Situação Global do Transporte e Mudança Climática Global” (2018), os carros de passeio são responsáveis por 45% das emissões de CO2 dos transportes, enquanto os ônibus contribuem com apenas 5%, ou seja, 1,25% do total. Só se desloca pelas cidades com pegada de carbono menor que em transporte coletivo se por meios não motorizados: bicicleta ou a pé. Mesmo em carros elétricos ou híbridos se emite mais por pessoa.

Na contramão, o transporte público no Brasil vem perdendo competitividade para meios individuais, incentivando automóveis. Os ônibus, por fazer viagens coletivas, são uma opção natural de baixo carbono. O estágio atual dos ônibus a diesel, no padrão Euro 6, reduziu as emissões locais em mais de 90% em comparação aos veículos dos anos 90. Por exemplo, quanto a material particulado, um terror das emissões locais, 50 ônibus Euro 6 emitem menos que um único ônibus de 1995.

Cidades como Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, zeraram as tarifas de transporte público, multiplicando por cinco o número de passageiros nos ônibus. Isso demonstra o potencial do transporte coletivo acessível e eficiente.

A solução para reduzir emissões de carbono e, de quebra, melhorar a fluidez e a produtividade das cidades, aumentar a segurança viária, elevar a qualidade de vida e promover inclusão social é simples e viável: transporte público coletivo barato, com oferta abundante e frota nova.

Transporte coletivo é sempre bom investimento. É excelente para as cidades e o mundo agradece!

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

União Brasil estressa Lula em Brasília e prepara jogo duro no Ceará

Trump x Musk: ameaça de deportação expõe racha na base conservadora

💸 Fidelidade em queda: só 3 deputados do CE apoiaram Lula no aumento do IOF

🧨 Base racha, centrão avança e Lula sangra em praça pública

Congresso impõe derrota ao governo e revoga novo IOF de Lula

O PDB, Partido Digital Bolsonarista: Estudo revela como o bolsonarismo opera fora da lógica dos partidos tradicionais

📑 Brasil na UTI: Parlamentares gastam R$ 100 milhões em reembolsos médicos

Mauro Benevides Filho desmonta o mito da gastança e expõe o silêncio sobre os juros

Lula aciona Ciro na Justiça, que reage: “O maior dos agentes dos agiotas“

Fortaleza lidera ranking global de cidades com melhor desempenho ambiental, segundo a Oxford Economics

Operação Teia de Aranha: o incrível ataque ucraniano com drones de US$ 600 que destruiu dezenas de bombardeiros russos de milhões

Do Axios: China, IA, nova ordem mundial e o risco de apagão geopolítico dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

Vitória avança e já tem 36% da frota com padrão Euro 6 no Ceará

Supersalários no Judiciário sobem 49% em um ano e já consomem R$ 10,5 bilhões

STJ anula relatórios do Coaf e cria precedente contra solicitações sem ordem judicial

Icapuí: MPCE exige saída de servidor com invalidez nomeado chefe de gabinete da prefeitura

2026: Novo lança General Theophilo ao Senado e Girão ao Governo

Lula aposta em novo crédito imobiliário para reconquistar voto da classe média

Brasil bate recorde histórico no turismo internacional, mas ainda está longe do México

STF libera empresas de telecom de compartilhar torres

Norma de SP para recarga de carro elétrico em prédios deve virar modelo no Brasil