O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que as pessoas em situação de rua na capital Washington devem se “mudar imediatamente” da cidade. A afirmação foi feita em publicação na rede social Truth Social neste domingo, na qual Trump também prometeu intensificar o combate ao crime na região. Ele marcou para esta segunda-feira (11) uma entrevista para apresentar seu plano.
Trump reforçou que “quem mora na rua tem de se mudar imediatamente” e que o governo oferecerá locais para que essas pessoas fiquem, “mas longe da capital”. O ex-presidente destacou ainda que os criminosos “não têm de se mudar”, afirmando que serão encaminhados para prisões, reforçando que “não haverá mais senhor bonzinho” e que deseja “recuperar a capital”.
Na mesma publicação, Trump compartilhou imagens de pessoas em tendas na cidade, que, segundo a mídia americana, foram tiradas pelo próprio presidente a caminho de seu campo de golfe.
Os detalhes: O anúncio surge como parte da promoção de uma entrevista na qual Trump pretende apresentar um plano para “essencialmente acabar com o crime violento” em Washington. Ele acrescentou que o plano não abrangerá apenas o fim do crime, assassinatos e mortes na capital, mas também “limpeza” da cidade.
Segundo a Community Partnership, organização que atua junto às pessoas em situação de rua em Washington, há cerca de 800 pessoas dormindo nas ruas da cidade, que tem 700 mil habitantes. Destas, 3.275 utilizam abrigos de emergência e cerca de mil vivem em casas transitórias.
A taxa de homicídios per capita em Washington permanece alta em comparação com outras cidades dos EUA, com 98 homicídios registrados até o momento neste ano, conforme dados da Reuters. A tendência de aumento nos homicídios na capital americana vem desde a década passada.