UFC recebe guarda provisória do terreno do Edifício São Pedro

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Antigo Edifício São Pedro. Foto: José Wagner

A Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) outorgou a cessão de guarda provisória à Universidade Federal do Ceará (UFC) do imóvel onde estava instalado o Edifício São Pedro. O Extrato de Termo de Guarda foi publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União.

Com a guarda, que tem vigência de um ano, a UFC fica responsável pela preservação do imóvel contra invasões e outros eventos, devendo também promover limpeza e garantir o atendimento de normas de saúde pública.

O terreno do prédio, recentemente demolido pela Prefeitura de Fortaleza e localizado na av. Beira-Mar, foi solicitado pela UFC no início de junho deste ano. A Universidade planeja edificar no espaço um equipamento acadêmico dedicado à cultura, à arte e a eventos, promovendo também melhorias urbanísticas na região da Praia de Iracema.

O novo espaço, que contará com atuação direta da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UFC, deve receber eventos de convivência, feiras, apresentações culturais e mostras de projetos promovidos pela Universidade.

A iniciativa faz parte de um projeto maior para a instalação do Campus Iracema da UFC, que inclui ainda a utilização do terreno do antigo projeto Acquario Ceará, cuja cessão foi formalizada em dezembro do ano passado, mediante assinatura de protocolo de intenções entre a UFC, o Governo do Estado do Ceará e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS). A cessão do terreno do Acquario foi acompanhada da doação à Universidade, pelo Governo do Estado, de todas as benfeitorias e instalações já realizadas no imóvel.

O novo campus abrigará graduações, pós-graduações e uma nova sede para o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), além do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), que promoverá exibições sobre ecossistemas marinhos, fósseis, arqueologia e astronomia.

Outro protocolo assinado em fevereiro de 2024 entre a UFC, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Governo do Estado do Ceará visa à transferência de um imóvel dos Correios, localizado na rua dos Tabajaras, para também integrar o Campus Iracema. Esse espaço atualmente sedia o Centro de Encomendas e Entregas (CEE) dos Correios e permitirá a ampliação das instalações do Campus Iracema, incluindo outras unidades acadêmicas da Universidade.

Oficialmente em instalação, o Campus Iracema terá suas obras facilitadas por meio de recursos do Novo PAC. Anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 20, em solenidade realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o pacote de recursos soma R$ 195,8 milhões, sendo R$ 40 milhões destinados à construção inicial do novo campus.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

Datafolha: Bolsonaristas preferem Michelle e Tarcísio

Maioria vê prisão de Bolsonaro como justa; país se divide sobre onde ele deve cumprir pena