Um Judiciário mais humano, eficiente e solidário. Por Maria Nailde Pinheiro Nogueira

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Desembargadora Maria Nailde Pinherio Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará na gestão 2021-2023. Foto: TJCE

Por Des. Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Post convidado

Caminhamos para o encerramento da atual gestão do Poder Judiciário do Ceará, que tive a honra de conduzir ao lado do Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, nosso Vice-Presidente e agora Presidente eleito para o próximo biênio (2023/2025), e do Desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, como Corregedor Geral da Justiça.

É o momento ideal para uma breve avaliação sobre o trabalho realizado nesse período. O espaço é curto para detalhamentos técnicos, por isso, gostaria de enfatizar o contexto desses últimos dois anos. Demos seguimento a diversos projetos que já estavam em curso e desenvolvemos novas ações a partir de um eixo condutor, que foi a busca por modernização com humanização.

O resultado foi um constante ganho em produtividade, mesmo em meio à pandemia, reconhecido por organismos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro, junto com o Governo do Ceará, no Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), exemplo de planejamento de longo prazo, celebrado na gestão do Desembargador Washington Araújo, efetivado e iniciado na atual, e pronto para seguir adiante por mais duas gestões.

Nas mais diversas áreas, que vão da estrutura física dos fóruns no Interior e na Capital (contemplando critérios como acessibilidade e segurança), passando por mudanças administrativas, concursos, reforma do Palácio da Justiça, sem esquecer a implantação de soluções digitais, o fortalecimento dos juizados especiais, o aumento da participação feminina no Judiciário e, em especial, dos investimentos na promoção de ações de combate à violência doméstica, é fundamental destacar o empenho, a dedicação e o apoio da magistratura e do corpo funcional do Judiciário.

Juntos, trabalhamos pela consolidação de uma cultura de humanização, de valorização da mulher, de aproximação da Justiça com a sociedade e de solidariedade. Esses princípios foram decisivos para a enfrentarmos a pandemia. Lembro que assumi a Presidência em solenidade virtual, em momento de muitas incertezas e medos. Perdemos amigos queridos, parentes amados e valorosos companheiros, que nunca esqueceremos. E para complicar, um incêndio atingiu a sede do Judiciário estadual. Mas como ensina a sabedoria popular, é nos momentos difíceis que nos fortalecemos.

Contamos com uma revigorante onda de solidariedade e apoio, a começar pelo Judiciário Federal e de outros Estados, passando por diversas instâncias do Poder Executivo e do Legislativo, espalhando-se por toda sociedade. Assim, seguimos em frente, amparados nessa corrente do bem. O compromisso com o dever, a fé em Deus e a união da família do Poder Judiciário, reforçada diante de tantos desafios, nos fez encarar os desafios com disposição e coragem redobradas.

Assim, em resumo, os números alcançados, as metas batidas, o reconhecimento externo e os projetos que sonhamos constituem uma história rica em aprendizados. Aproveito a oportunidade, portanto, para agradecer a Deus, pela oportunidade de servir aos meus conterrâneos nessa função. Obrigada aos cearenses, pelo incentivo em todos os momentos. Agradeço à imprensa pela vigilância e apoio nas causas de interesse público. E por fim, desejo muito sucesso ao Desembargador Abelardo Benevides no comando da nova gestão que inicia agora, sempre me colocando à disposição do Poder Judiciário, pilar imprescindível da nossa democracia.

+ EXCLUSIVO: Presidente do TJCE faz balanço da gestão, destaca combate à violência doméstica, parceria com BID, acesso à justiça e avanço tecnológico

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PSB e Cidadania fecham federação para driblar cláusula de barreira e 2026

União Brasil estressa Lula em Brasília e prepara jogo duro no Ceará

Trump x Musk: ameaça de deportação expõe racha na base conservadora

💸 Fidelidade em queda: só 3 deputados do CE apoiaram Lula no aumento do IOF

🧨 Base racha, centrão avança e Lula sangra em praça pública

Congresso impõe derrota ao governo e revoga novo IOF de Lula

O PDB, Partido Digital Bolsonarista: Estudo revela como o bolsonarismo opera fora da lógica dos partidos tradicionais

📑 Brasil na UTI: Parlamentares gastam R$ 100 milhões em reembolsos médicos

Mauro Benevides Filho desmonta o mito da gastança e expõe o silêncio sobre os juros

Lula aciona Ciro na Justiça, que reage: “O maior dos agentes dos agiotas“

Fortaleza lidera ranking global de cidades com melhor desempenho ambiental, segundo a Oxford Economics

Operação Teia de Aranha: o incrível ataque ucraniano com drones de US$ 600 que destruiu dezenas de bombardeiros russos de milhões

MAIS LIDAS DO DIA

👉 Nunca permita que tirem de você o que tem de mais precioso

Esquartejando Gutemberg; Por Angela Barros Leal

Nordeste empobrecido, poder garantido; Por Gera Teixeira

Novas técnicas para a desconstrução do Estado democrático; Por Paulo Elpídio

Brasil bate recorde de turistas estrangeiros e antecipa meta de 2027

Venda de veículos novos cresce 4,8% no semestre, mas junho registra queda

CNJ acaba com monopólio de emissão de certificados no e-Notariado

Câmara aprova projeto que endurece penas para estupro e prevê castração química voluntária

Morre, aos 97 anos, José Walter Cavalcante, um modernizador de Fortaleza