Um Judiciário mais humano, eficiente e solidário. Por Maria Nailde Pinheiro Nogueira

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Desembargadora Maria Nailde Pinherio Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará na gestão 2021-2023. Foto: TJCE

Por Des. Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Post convidado

Caminhamos para o encerramento da atual gestão do Poder Judiciário do Ceará, que tive a honra de conduzir ao lado do Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, nosso Vice-Presidente e agora Presidente eleito para o próximo biênio (2023/2025), e do Desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, como Corregedor Geral da Justiça.

É o momento ideal para uma breve avaliação sobre o trabalho realizado nesse período. O espaço é curto para detalhamentos técnicos, por isso, gostaria de enfatizar o contexto desses últimos dois anos. Demos seguimento a diversos projetos que já estavam em curso e desenvolvemos novas ações a partir de um eixo condutor, que foi a busca por modernização com humanização.

O resultado foi um constante ganho em produtividade, mesmo em meio à pandemia, reconhecido por organismos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro, junto com o Governo do Ceará, no Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), exemplo de planejamento de longo prazo, celebrado na gestão do Desembargador Washington Araújo, efetivado e iniciado na atual, e pronto para seguir adiante por mais duas gestões.

Nas mais diversas áreas, que vão da estrutura física dos fóruns no Interior e na Capital (contemplando critérios como acessibilidade e segurança), passando por mudanças administrativas, concursos, reforma do Palácio da Justiça, sem esquecer a implantação de soluções digitais, o fortalecimento dos juizados especiais, o aumento da participação feminina no Judiciário e, em especial, dos investimentos na promoção de ações de combate à violência doméstica, é fundamental destacar o empenho, a dedicação e o apoio da magistratura e do corpo funcional do Judiciário.

Juntos, trabalhamos pela consolidação de uma cultura de humanização, de valorização da mulher, de aproximação da Justiça com a sociedade e de solidariedade. Esses princípios foram decisivos para a enfrentarmos a pandemia. Lembro que assumi a Presidência em solenidade virtual, em momento de muitas incertezas e medos. Perdemos amigos queridos, parentes amados e valorosos companheiros, que nunca esqueceremos. E para complicar, um incêndio atingiu a sede do Judiciário estadual. Mas como ensina a sabedoria popular, é nos momentos difíceis que nos fortalecemos.

Contamos com uma revigorante onda de solidariedade e apoio, a começar pelo Judiciário Federal e de outros Estados, passando por diversas instâncias do Poder Executivo e do Legislativo, espalhando-se por toda sociedade. Assim, seguimos em frente, amparados nessa corrente do bem. O compromisso com o dever, a fé em Deus e a união da família do Poder Judiciário, reforçada diante de tantos desafios, nos fez encarar os desafios com disposição e coragem redobradas.

Assim, em resumo, os números alcançados, as metas batidas, o reconhecimento externo e os projetos que sonhamos constituem uma história rica em aprendizados. Aproveito a oportunidade, portanto, para agradecer a Deus, pela oportunidade de servir aos meus conterrâneos nessa função. Obrigada aos cearenses, pelo incentivo em todos os momentos. Agradeço à imprensa pela vigilância e apoio nas causas de interesse público. E por fim, desejo muito sucesso ao Desembargador Abelardo Benevides no comando da nova gestão que inicia agora, sempre me colocando à disposição do Poder Judiciário, pilar imprescindível da nossa democracia.

+ EXCLUSIVO: Presidente do TJCE faz balanço da gestão, destaca combate à violência doméstica, parceria com BID, acesso à justiça e avanço tecnológico

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Tarifaço de Trump transforma a economia global em drama

Como Trump pode turbinar o protagonismo da China

O clássico britânico David Ricardo é cancelado em Washington

Nem censura estatal, nem patrulha ideológica: Obama pede nervo às universidades

Pesquisa Quaest: Lula segura a ponta, mas perde fôlego

Análise da pesquisa: Lula sangra e governadores aliados entram em alerta

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

Delação boa é a que atinge meu inimigo

STF revoga afastamento do prefeito de Iracema (CE)

Estadão: Câmara tem 190 votos pela anistia aos presos do 8 de Janeiro. Veja posição dos 22 cearenses

Histórico: STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe

MAIS LIDAS DO DIA

Luizianne entra no páreo pelo Senado

Fim do consenso? Trump reativa guerra comercial e embaralha ideologias à esquerda e à direita

Decon interdita posto de combustível em Fortaleza por venda de gasolina adulterada

Dívida bruta sobe, mas déficit primário surpreende positivamente, aponta BC

Postos de Fortaleza elevam preço da gasolina para até R$ 6,49

Ceará ganha força global com nova rota marítima entre Porto do Pecém e China

Minha Casa, Minha Vida agora atende classe média com imóveis de até R$ 500 mil

Fortaleza lidera demanda por financiamento ambiental entre capitais do Nordeste, aponta estudo global

Cesta básica sobe em 14 capitais e Fortaleza tem maior alta em 12 meses