Unifor promove ação para regularizar situação de microempreendedores individuais

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Freepik

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, realiza, no próximo dia 26 de junho (quarta-feira), o Mutirão Regulariza MEI. A ação acontecerá pela manhã, das 9h às 11h, e à noite, das 19h às 21h, na sala R01, no bloco R. As vagas são limitadas a 30 senhas por turno, 60 no total.

“O objetivo é ajudar os cidadãos a se regularizarem junto ao fisco, bem como ajudá-los a saírem da informalidade, caso desejem, promovendo assim cidadania fiscal e cidadã junto à comunidade”, afirma Levy Guedes, professor do curso de Ciências Contábeis e um dos responsáveis pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unifor (NAF).

O Mutirão Regulariza MEI é uma iniciativa do NAF, núcleo vinculado ao curso de Ciências Contábeis da Unifor, no qual os cidadãos terão a oportunidade de regularizar seus negócios, seja abrindo novos CNPJs, ou ainda parcelando eventuais débitos, dentre outros serviços de regularização. Os atendimentos serão realizados de forma presencial pelos monitores do NAF, mediante agendamento prévio dos contribuintes, que deve ser feito por telefone: (85) 3477-3192 / (85) 3477-3193.

Sobre o NAF

Criado em 2014 com o objetivo de aprimorar o conhecimento acadêmico e prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifor é um espaço onde alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis realizam atendimento gratuito à população, tirando dúvidas e prestando orientação sobre assuntos das áreas contábil e fiscal. O núcleo promove ainda intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos entre o Fisco e a Universidade.

Os alunos recebem auxílio dos professores sobre questões práticas do cotidiano, como declaração de Imposto de Renda, regularização do CPF, emissão de certidão negativa e verificação da situação perante a Receita Federal.

O atendimento prestado pelo Núcleo beneficia o público em geral, incluindo orientações a microempreendedores individuais (MEI). No NAF, os contribuintes têm acesso a serviços de orientação sobre como emitir CNPJ, boletos para pagamento de taxas e impostos, fazer cadastro na prefeitura ou na Sefaz para expedição de nota fiscal, bem como sanar outras dúvidas acerca de aspectos tributários em geral.

Em 2023, foi destaque nacional da Rede NAF em premiação realizada no dia 11 de dezembro pela Cidadania Fiscal da Receita Federal na 3º Região Fiscal. O projeto de extensão do NAF Unifor conquistou o 1º lugar do Ceará e 3º do Nordeste na categoria de maior quantidade de serviços prestados à sociedade.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

Datafolha: Bolsonaristas preferem Michelle e Tarcísio

Maioria vê prisão de Bolsonaro como justa; país se divide sobre onde ele deve cumprir pena

Guaiúba conquista Selo Diamante de Transparência e entra na elite da gestão pública do Ceará