O feijão com arroz de Cid Gomes que resolveu a Transnordestina no trecho Ceará

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Quando governador, Cid Gomes chegou a viajar duas vezes para coordenar mutirões de desapropação de terrenos que serão cortados pela Transnodestina no Ceará. No fim das contas, foi o que fez a diferença. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por Fábio Campos
fabiocampos@focuspoder.com.br

Continua o chororô em Pernambuco por causa da decisão do Governo Federal de prosseguir com o ramal cearense das obras da Transnordestina e deixar o ramal de Suape em segundo plano. O esperneio não vem em forma de autocrítica ou do cuidado de se observar os reais motivos que justificaram a decisão por parte do Governo Federal e da empresa concessionária da Transnordestina. Decisão esta que é meramente técnica.

Por lá, o noticiário, que reflete o pensamento das forças políticas e econômicas do Estado vizinho, fez a opção de apontar motivações estranhas à técnica para justificar a decisão de seguir somente com as obras que ligam o entrocamento de Salgueiro, em Pernambuco, ao Pecém, engavetando, por enquanto, a ligação para Salgueiro-Suape.

Atira-se a esmo. Sempre erra-se o alvo.

A decisão da CSN/TLSA baseia-se em algo muito básico e impositivo para uma obra de infraestrutura econômica: a racionalidade. O trecho cearense (Missão Velha-Pecém) está livre de impedimentos ambientais. Além disso, toda a extensão por onde vai correr os trilhos já foi devidamente desapropriada. Os terrenos já estão nas mãos da União. Tudo a espera da obra, sem obstáculos legais ou ambientais.

Focus conversou com o senador Cid Gomes (PDT) a respeito. Quando governador, em pessoa, Cid se empenhou para resolver todas as questões. “Resolvemos tudo. Na área do Ceará, não há nenhum óbice para o prosseguimento das obras”, explica Cid. “Nem ao longo do trecho cearense e nem na área do porto do Pecém, destino final da Transnordestina”.

O raciocínio do senador é simples: a obra só pode prosseguir no ramal que está livre de impedimentos. “Na hora de tocar a obra, o caminho é seguir pelo trecho no qual não resta coisas a resolver. Seguir no trecho que oferece segurança jurídica para um investimento tão alto. Não é racional dar sequência numa obra que, mais adiante, mantém riscos de ser paralisada por questões não integralmente resolvidas”.

Sim, creiam, é esse o problema do ramal pernambucano. Fazer o dever de casa é obrigatório.

Leia também

Transnordestina vai seguir para o Pecém, Suape fica de fora e Pernambuco esperneia

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

AtlasIntel revela consenso nacional contra o dono do Banco Master e expõe crise de confiança no sistema financeiro

Obtuário: Frank Gehry e o fim de uma era em que a arquitetura acreditava poder mudar cidades

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

MAIS LIDAS DO DIA

Ceará garante R$ 144,2 milhões para modernizar aeroportos de Jericoacoara e Aracati

Ciro lidera cenários estimulados e aparece à frente de Elmano no Ceará, aponta Paraná Pes

Eusébio lidera o Brasil em empregos na economia criativa; Fortaleza aparece no top 10

STJ decide que violência doméstica gera dano moral automático

Empresa é condenada por desistir de contratação após exame admissional

Brasil abre mais de 500 mercados internacionais para o agro entre 2023 e 2025

Os municípios cearenses e o desafio de se preparar para a Reforma Tributária; Por Alexandre Cialdini e José Roberto Afonso

Susie Wiles e os EUA no limite: o incrível raio-X do poder trumpista na capa da Vanity Fair

Quaest: Lula lidera todos os cenários de 2º turno e expõe fragilidade da sucessão bolsonarista