Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A advogada Kamile Castro foi reconduzida para o cargo de juíza titular no Tribunal Regional do Ceará (TRECE), na condição de jurista classista pela vaga da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará.
A jurista foi a primeira mulher no cargo de magistrada do TRECE a ocupar o cargo de membro efetivo na classe jurista pela OABCE, desde a sua instituição em 1932. No caso, Kamile já atuava como juíza titular sendo que ocupou também o cargo de juíza substituta da Corte eleitoral cearense.
Em contato com o Focus, a jurista disse que “muito do prestígio da Justiça Eleitoral brasileira perante o corpo social advém do seu engenhoso desenho institucional. Na Corte Eleitoral Regional, dada a sua formação plural subsiste a lógica de uma atuação baseada em vários olhares. As decisões são, por assim dizer, produtos desta virtuosa interação. A participação de advogados julgadores traz boa dose de oxigenação aos trabalhos judiciais e contribui, sensivelmente, para a elevação da qualidade dos julgamentos eleitorais. Se a democracia é unidade na pluralidade, os tribunais eleitorais, enquanto “tribunais da democracia”, não podem prescindir do olhar diferenciado daqueles que militam na advocacia”.
A confirmação foi publicada no Decreto de 19 de janeiro de 2022, no Diário Oficial da União na data de ontem, 19.