Não ligue para a imbecilidade reinante nas redes sociais; o poder é da decente maioria silenciosa

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Por Fábio Campos
fabiocampos@focuspoder.com.br

A maioria das pessoas que você encontra no cotidiano de sua vida – no trabalho, na vizinhança – tem comportamente decente. São boas, agradáveis e dispostas a fazer o bem. Porém, gaste um tempo nas redes sociais e na leitura do noticiário em geral e você sairá convicto de que o mundo foi tomado por pessoas desagradáveis, grosseiras e com insitinto assassino. Por lá, comemora-se até a morte.

Como bem disse o escritor italiano, Umberto Eco, “a internet deu voz a uma legião de imbecis”. E eles costumam ser estridentes.

No entanto, não nos deixemos enredar pela imbecilidade. De fato, ela não reina. Pesquisa realizada no Brasil pelo instituto Locomotiva concluiu o seguinte: “58% dos brasileiros não dá a mínima para as virulentas discussões online e está mais ocupada em tocar o dia a dia e sonhar com um governo que trabalhe, apenas isso, provendo emprego, saúde, segurança e educação – ou ao menos um governo que não atrapalhe a vida dos cidadãos” (trecho do editorial do Estadão desta segunda-feira).

Segundo a pesquisa, um em cada três brasileiros (31%) cerram fileiras com os extremos do espectro político (13% à extrema-esquerda e 18% à extrema-direita), 36% dos eleitores não se identificam com qualquer campo político e outros 22% se declaram de centro. A consulta foi feita entre os dias 26 e 30 de novembro do ano passado, o instituto ouviu 1.315 pessoas – homens e mulheres com mais de 16 anos – em 142 municípios de todos os Estados e do Distrito Federal.

A maioria silenciosa é contudente e poderosa eleitoralmente tanto aqui quanto nos EUA. Recente texto do site Axios.com mostra que “o poder crescente e a proeminência dos gritos mais altos e maldosos do país obscurece o que a maioria de nós experimenta pessoalmente: a maioria das pessoas é sã e generosa – e ocupada demais para postar em redes sociais”. 

Investigamos os dados e descobrimos que, de fato, a maioria dos americanos é amigável, doa tempo ou dinheiro e o ajudaria a remover sua neve do jardim. Eles são ocupados, normais e principalmente silenciosos”, aponta o texto.

Quem compõe essa maioria silenciosa e trabalha?Não são aqueles com grandes seguidores nas redes sociais ou com contratos de emissoras de notícias na TV a cabo – e elas não tentam provocar brigas nas reuniões do conselho escolar”.

Veja mais conclusões do texto do site de notícias dos EUA.

-As pessoas que recebem os cliques e a cobertura distorcem nossa verdadeira realidade
– 75% das pessoas nos EUA nunca tweetam.
-Em uma noite de semana média em janeiro, apenas 1% dos adultos norte-americanos assistiam à Fox News no horário nobre. 0,5% sintonizado em MSNBC. São duas TVs a cabo que apostam na polarização.
Quase três vezes mais americanos (56%) doaram para instituições de caridade durante a pandemia. Bem mais que os 21% que doam dinheiro a políticos e partidos

📊 Um gráfico que vale a pena compartilhar: por mais polarizados que pareçam os Estados Unidos, os Independentes – que estão em algum lugar no meio – formam o maior grupo. Na pesquisa Gallup feita em 2021, 29% dos americanos se identificaram como democratas… 27% como republicanos… e 42% como independentes.

Conclusão do Axios: a tendência atual sugere que a política ficará mais tóxica antes de se normalizar. Mas a maioria silenciosa nos dá esperança além da loucura.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PPP do Esgoto no Ceará: R$ 7 bilhões para universalizar saneamento em 127 cidades

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

MAIS LIDAS DO DIA

STJ afasta dano moral automático por dados no cadastro positivo

Justiça determina que Itapipoca utilize apenas procuradores concursados em licitações

TST mantém justa causa de gerente da Ambev por “brincadeira” com bebida adulterada

Lula sanciona reajuste salarial de 2026 para Câmara, Senado e TCU e veta aumentos previstos até 2029

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno, ex-Voiter e ligado ao caso Master

Prefeitos do Nordeste articulam limite para cachês milionários em eventos com verba pública

O playboy assassino: A pedagogia do mal; Por Walter Pinto Filho

Ceará lidera crescimento do turismo no Nordeste com alta de 7,3% em 12 meses, aponta IBGE

Feira da Indústria terá energia 100% renovável e compensação total das emissões de carbono