A parceria Focus.jor + TVDD, por Wagner Barbosa

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Wagner Barbosa é diretor executivo da Casa de Vovó Dedé, instituição não governamental que forma milhares de jovens na área de música, audivisual e tecnologias.

A Casa de Vovó Dedé é uma instituição, sem fins lucrativos, que há 29 anos trabalha na periferia de Fortaleza, educando crianças e jovens que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, através da música, das artes, cultura e tecnologia.

Há aproximadamente cinco anos, a Casa iniciou um processo de ampliação de ofertas de cursos profissionalizantes que pudesse ser, em primeiro lugar, capaz de rapidamente criar oportunidade de trabalho para os jovens e que fosse naturalmente uma extensão do que a instituição já fazia muito bem, que era o ensino de música e de arte.

Desse ideal surgiu o curso de audiovisual e logo em seguida a TVDD, a TV da Casa de Vovó Dedé. A instituição passou a trabalhar construindo a infraestrutura capaz de dar suporte a esse projeto, tais como: estúdios de áudio e de TV e aquisição de equipamentos profissionais, sempre seguindo a linha de disponibilizar aos seus assistidos o que há de melhor e mais moderno, que fosse o exigido pelo mercado de trabalho onde o jovem seria inserido.

A TVDD iniciou seus projetos produzindo conteúdos musicais, shows, recitais, performances, debates sobre música, arte e cultura. Ao longo do tempo se especializou nessa área atendendo as demandas dos músicos formados na Casa e posteriormente abrindo sua atuação para os atores da cena musical de Fortaleza e do próprio Estado como um todo.

Essa caminhada fez da TVDD a instituição que mais apóia e produz conteúdos artísticos musicais do Estado do Ceará. É reconhecido por todos a qualidade e profissionalismo com que produz e, diga-se de passagem, tudo de forma 100% gratuita e ainda, em alguns casos, disponibilizando verba de ajuda de custo aos músicos participantes dos projetos beneficiados.

Em pouco tempo, a TVDD tornou-se uma das mais importantes ferramentas de profissionalização dos jovens assistidos pela Casa, colocando no mercado profissionais competentes e sobretudo cientes de seus deveres para com a sociedade, cidadãos de bem influenciados pelos valores que receberam em suas passagens pela instituição.

No entanto, a Casa entendendo a necessidade de se ampliar o leque de conhecimentos que ela oferta aos jovens assistidos para além da área técnica, formando jovens cinegrafistas, iluminadores, técnicos em áudio, editores de vídeo, produtores, passou a desenvolver um processo que envolveria a formação também da área da construção e produção de conteúdo.

Logo passou também a formar redatores, escritores, repórteres, entrevistadores, buscando fechar o ciclo total de um novo conceito de “Comunicação” integrando os conhecimentos e ferramentas existente no mercado há muito tempo, como rádio, jornal e a própria TV com as novas plataformas de comunicação desenvolvidas a partir da internet.

Para efetivamente possibilitar a implantação dessa verdadeira “Escola de Comunicação” tão importante para consolidar esse projeto da Casa que possui no seu DNA a educação e a formação profissional, tão bem realizada nos cursos de formação musical, a TVDD inicia a partir de agora uma parceria com uma das mais respeitadas instituições de jornalismo do Ceará, consolidada por sua competência e credibilidade, dirigida pelo jornalista Fábio Campos, um profissional de reconhecida referência .

A parceria entre a Focus.jor e a TVDD tem por objetivo principal possibilitar a instituição a fechar o leque da formação técnica profissional dos jovens participantes, e, a partir desse ponto, contribuir para a geração de receitas para que a TVDD passe a ser uma provedora de recursos para ajudar a financiar os trabalhos sociais desenvolvidos pela Casa de Vovó Dedé.

Essa parceria se inicia neste 29 de março de 2022 quando vai ao ar o inédito Focus Colloquium, programa que já era produzido pela Focus. Dessa vez, a entrevista foi toda produzida e gravada nos estúdios da TVDD, com a talentosa execução dos seus professores e alunos. Para coroar, o entrevistado é o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.

Para essa produção a TVDD disponibiliza além de todo o aparato técnico de equipamentos e instalações, as suas equipes de profissionais formadas por alunos e ex- alunos, oriundos vindos de seus cursos técnicos, nas funções de: coordenação e produção geral de áudio, roadies e apoio de palco, captação de áudio, sonorização, edição de áudio, mixagem e masterização, direção de imagens, captação de imagens, operação de sistemas, iluminação, fotografia still, assistência de produção, produção e edição. Todos sob a coordenação de profissionais do mercado do audiovisual.

Saiba Mais
+
Focus.jor e TVDD formam parceria inédita na produção de conteúdo jornalístico

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Trump e o russo Pavlov: condicionamento no jogo político

Elon Musk, o Dr. X, declara guerra à ajuda humanitária dos EUA para o mundo

Lula lidera, mas tem flanco aberto com alta rejeição; Saiba tudo da 1ª pesquisa presidencial de 2025

Guimarães no centro da reforma ministerial de Lula; Quais os impactos políticos no Ceará?

Comitês Olímpico e Paralímpico querem assumir CFO: de problema caro do Ceará a solução para o esporte brasileiro

Boné azul de lulistas entra na disputa contra o vermelho de Trump

A importância do contador no fortalecimento do terceiro setor

Guimarães quer o comando nacional do PT e joga com o peso do Nordeste

Vídeo da colisão aérea em Washington: avião da American Airlines cai no rio Potomac

Exclusivo: Governo do Ceará vai fazer reconhecimento facial nas ruas de Fortaleza

Surge mais uma IA chinesa: Trump e as Big Techs dos EUA já podem começar a chorar

Gestão e política: Focus Colloquium com Chagas Vieira

MAIS LIDAS DO DIA

Hotel com desconto para professores? O leitor do Focus já sabia faz tempo

Camelos e dromedários e o nascimento da literatura; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

O robô diagnostica, o médico cuida: a nova fronteira da medicina e da saúde

Produção de óleo no pré-sal cai 3,4% no quarto trimestre de 2024

A urgência do marco regulatório da Inteligência Artificial brasileira. Por Frederico Cortez

Riqueza: vovôs boomers se retiram para curtir a vida, deixam trilhões e herdeiros Millennials/Gen Z vão reinventar o dinheiro

Preços ao produtor sobem 9,42% em 2024, impulsionados por alimentos e dólar

Lula faz balanço positivo de dois anos de governo e projeta crescimento para 2024

Aeroporto de Fortaleza

Para não sobrevoar o Brasil algemados, deportados dos EUA desembarcarão em Fortaleza