PDT pode compor base de Elmano desde que PT não faça oposição a Sarto

COMPARTILHE A NOTÍCIA

André Figueiredo. Foto: Divulgação

Por Fábio Campos
fabiocampos@focuspoder.com.br

Até o momento, o PDT do Ceará se encontra próximo da posição na qual os eleitores o colocaram nas eleições de outubro. Ou seja, fora da base do futuro governador que será empossado em 1º de janeiro. Fora da base sim, por enquanto, mas bem distante do papel de oposição.

Há expecativas de conversas para breve. Por telefone, na semana passada, Elmano de Freitas (PT) sugeriu ao presidente estadual do PDT, André Figueiredo, uma reunião, que ainda não aconteceu. O convite para compor a base será feito formalmente.

Focus apurou que o PDT se mantém dividido. Não poderia ser diferente diante dos duros embates da recente campanha eleitoral. O candidato do partido, Roberto Cláudio, foi mais radical nas criticas ao trio Elmano-Camilo-Izolda do que Capitão Wagner, o candidato da oposição, digamos, real.

Mas, não duvidemos. O PDT, com sua bancada pragmática, não tem vocação para fazer oposição. Aos poucos, tende a se derreter para o governismo.

O presidente do partido no Ceará, André Figueiredo, mantém a linha. “Ainda não ocorreram conversas formais. Só reunirei as bancadas após e se conversar com o governador eleito”.

“Não vejo necessidade de estar completamente abraçado. Pelo menos no momento”, disse o pedetista que estabelece um raciocínio divisor de águas. “Acerca da ideia de compor a base do Governo Elmano, eu pergunto: o PDT será base do PT na Assembleia e o PT fará oposição a Sarto na Câmara de Fortaleza? Isso precisa ser visto”.

Leitura livre: o PDT compõe a base de Elmano desde que o PT não se jogue na oposição ao prefeito de Fortaleza. Politicamente, parece justo e um ponto importante para negociar. Já para o PT, ou parte importante dele, Fortaleza é uma meta a ser alcançada.

Fato: o senador Cid Gomes lidera a posição (nada desprezível) no partido para que o PDT forme a base de Elmano e ocupe cargos no Governo.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

MAIS LIDAS DO DIA

Brasil fecha 2025 com saldo negativo de 112 mil vagas de gerência e acumula corte de 322 mil cargos de liderança desde 2020