
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A governadora Izolda Cela (sem partido) sancionou a lei que permite a renovação de um empréstimo de € 100 milhões de euros (cerca de R$ 560 milhões) para a segunda etapa do Projeto Malha D’água. Pelo tempo que leva toda ação, provavelmente Elmano de Freitas (PT), o governador eleito, seja o gestor que assinará a quantia final. O financiamento foi feito com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
O Governo do Ceará vai investir no fortalecimento da segurança hídrica, energética e ambiental, com um planejamento integrado visando o desenvolvimento rural sustentável e o uso racional dos recursos hídricos em uma das áreas com o maior nível de criticidade no abastecimento.
De acordo com a lei de financiamento, o governo vai contribuir com a contrapartida de € 25 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões), visando a segurança e a gestão integrada dos recursos hídricos do Estado.
“Agradeço a todos os dirigentes da Secretaria de Recursos Hídricos e vinculadas pela parceria em prol dos cearenses”, escreveu a governadora nas redes sociais.
“As próximas etapas do Malha D’água estão seguindo um planejamento com base na criticidade hídrica das regiões. O Malha D’água influencia tanto no abastecimento humano quanto na área produtiva dos municípios. A região escolhida para ser a segunda etapa inclui municípios com baixos aportes hídricos e baixo nível pluviométrico, o que garante que o Estado siga com a garantia hídrica satisfatória”, declarou o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.







