A palavra democracia, no debate público, aparece conceitualmente esvaziada, mesmo que a democracia continue sendo um imperativo para reconhecermos que uma autoridade política é legítima, pois, como conferir legitimidade a uma ditadura?
Apesar do aparente consenso discursivo em torno da democracia, os elementos que viabilizam esse sistema político não são óbvios nem estão tão difundidos. Pelo contrário, esse paradigma pode até ser um ideal que todo mundo diz defender, mas concretamente a viabilização prática de tal modelo ainda faz parte da exceção e não regra entre os Estados Nacionais.
Isso porque a democracia não se concretiza por meras aspirações, mas sim, exige instituições formais que estabeleçam regras capazes de trazer racionalidade à disputa política, garantido a transição pacífica do poder. A democracia não aniquila conflitos, mas acomoda a pluralidade de opiniões em um sistema nada intuitivo que tenta conciliar os direitos individuais com a pacificação social.
Apesar de todo o ceticismo da filosofia clássica com tal sistema, a história moderna conseguiu nos apresentar um modelo capaz de concretizar a democracia em grande escala. Porém, a sociedade de massa trouxe novos desafios para a viabilização de uma sociedade democrática.
Se, por meio da democracia, os tiranos são eleitos, ainda podemos dizer que a democracia funciona? Se a massa, através dos mecanismos de participação social, escolhe contra o sistema democrático, a decisão permanece legítima? Será que a eleição é uma forma eficiente de participação social? Quais os critérios necessários para reconhecermos se o regime político de determinado país é democrático ou não?
Essas são apenas algumas perguntas que serão respondidas no curso Fatos e Falácias da Democracia, organizado pelas professoras Catarina Rochamonte e Marize Schons. Veja como acessar e se inscrver aqui.
O conteúdo do curso está dividido em 6 aulas ao vivo, que serão intercaladas entre as duas professoras:
Aula 1 – Filosofia e Democracia: a Grécia como berço do ideal democrático, liberal e humanista – (Prof. Catarina)
Aula 2 – Discussão formal e normativa sobre a Democracia – (Prof. Marize)
Aula 3 – A tradição democrática e liberal: de Locke aBastiat (Prof. Catarina)
Aula 4 – Teoria minimalista de democracia – (Prof. Marize)
Aula 5 – A tradição democrática e liberal no século XX:Arendt, Hayek e Popper (Prof. Catarina)
Aula 6 – Democracia no Brasil: um projeto inacabado (Prof. Marize)