Ceará tem recorde de vacinação contra febre aftosa em animais em 2023

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Gov. do Ceará

A segunda etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2023 no Ceará bateu um novo recorde na vacinação de bovinos e búfalos, bem como no número de propriedades com animais vacinados. Conforme os dados da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), foram imunizados nesta última etapa 94,97% dos animais e o número de propriedades chegou a 92,11%. O maior índice de vacinação do rebanho tinha sido em 2015 e o de propriedades tinha sido em 2023, com 93,79%. Os dados mostram que foram imunizados 980.977 animais com até 24 meses de idade.

Para o presidente da Adagri, Elmo Aguiar o trabalho unificado dos servidores e colaboradores da Agência, junto com as instituições parceiras, foi o grande motivador para que esses índices fossem alcançados. “Nessa força tarefa conseguimos um êxito surpreendente, que foi o recorde de vacinação de toda a história da Adagri. Isso é muito satisfatório”, ressalta.

Vale ressaltar que manter os índices de vacinação acima dos 90% é um dos pré-requisitos para que ao final do ano de 2024 o Governo do Ceará possa pleitear junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o status de Livre da Febre Aftosa sem Vacinação.

O relatório também mostra que a região do Maciço de Baturité foi a que mais se destacou nesta etapa da Campanha, com índice de 97,59% dos animais vacinados, seguida das regiões do Sertão dos Inhamuns, com 96,96%, e Litoral Leste, com 96,14%. As outras regiões do estado atingiram os seguintes índice de animais imunizados: Centro-Sul (95,64%), Sertão Central (95,55%), Sertão de Sobral (95,44%), Cariri (95,20%), Litoral Oeste (95,03%), Serra da Ibiapaba (94,93%), Vale do Jaguaribe (94,78), Região Metropolitana de Fortaleza (94,74%), Sertão de Crateús (93,88%), Sertão de Canindé (91,92%) e Litoral Norte (91,65%).

“Os números mostram que estamos prontos para avançar. Porém temos pelo menos mais duas etapas pela frente, em maio e novembro de 2024. Diferente desta segunda etapa de 2023, quando foram vacinados apenas os animais com até 24 meses de idade, em maio temos que vacinar os animais de todas as idades. Isso é importante para garantir a eficiência vacinal do nosso estado e que possamos mostrar para o mundo que temos qualidade no nosso rebanho”, conclui o diretor de sanidade animal da Adagri, Amorim Sobreira.

A segunda etapa da Campanha de 2023 teve início no dia 01 de novembro de 2023. Esse prazo foi estendido até o dia 30 de dezembro de 2023 para os criadores adquirirem suas vacinas nas revendas, e até o dia 16 de janeiro de 2023 para declaração da vacinação e atualização cadastral.

São parceiros da Adagri, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), a secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Superintendência Federal da Agricultura (SFA-CE), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec/Senar), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), por meio das secretarias de agricultura municipais.

“A conscientização do nosso produtor foi também primordial para o sucesso da Campanha”, conclui o coordenador do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, Joaquim Sampaio.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Turismo do Ceará cresce quase 7% e supera Brasil, Bahia e Pernambuco no 3º semestre

Exclusivo: Elmano aponta Romeu Aldigueri para presidir a Assembleia

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

MAIS LIDAS DO DIA

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

PF: Bolsonaro sabia de carta para pressionar comandante do Exército

Na agenda do dia, Lula se encontra com governadores e assina aditivo da Transnordestina

Mais protestos em Jeri: moradores reagem contra privatização e tarifas; Veja o vídeo

Bolsonaro se diz ‘perseguido’ e não descarta exílio em embaixada

Pé-de-Meia passa a integrar orçamento da Educação a partir de 2026, afirma Haddad

Preterido, Sérgio Aguiar alfineta escolha de Aldigueri para presidir Assembleia

Carteira de trabalho

Em outubro, Ceará registra 57 mil pessoas empregadas a mais que em 2023

Bolsonaro cogita pedido de asilo; Saiba quais embaixadas poderiam receber o ex-presidente