Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O impacto positivo da IA e da tecnologia nas empresas. Por Cassio Germano

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Cassio Germano, CEO do Grupo Portfolio. Foto: Divulgação

A jornada da transformação digital, com a ascensão da inteligência artificial (IA), ciência de dados e automação de processos, está moldando irreversivelmente o panorama empresarial contemporâneo. Tornou-se um elemento intrínseco no cotidiano das organizações, pavimentando um caminho sem volta para a inovação e o crescimento.

Um relatório recente da PwC destaca que a IA não é apenas uma tendência, mas uma ferramenta valiosa. Cerca de 44% dos líderes a consideram uma força motriz para a melhoria da produtividade, principalmente por meio da automação.

Outras pesquisas confirmam a força irreversível da IA no mundo dos negócios. O McKinsey Global Institute estima que a IA pode gerar até US$ 13 trilhões para a economia global até 2030, demonstrando seu potencial transformador em diversos setores. No Brasil, a pesquisa Panorama 2024, realizada pela Amcham, indica que a inteligência artificial é a maior tendência que impactará as organizações nos próximos anos, seguida por ESG e produtos e serviços digitais, demonstrando uma crescente maturidade no mercado nacional.

A IA vai além da automação de tarefas, oferecendo uma gama de benefícios para as empresas. Essa tecnologia pode impulsionar a produtividade, otimizar processos, aprimorar a tomada de decisões, gerar ideias valiosas e oferecer experiências excepcionais para clientes e colaboradores, proporcionando maior assertividade e segurança na gestão. Isso aumenta a competitividade e criatividade das empresas, expandindo as oportunidades de negócios e impulsionando o crescimento organizacional.

O Grupo Portfolio, especializado em gestão e tecnologia, está na vanguarda da transformação digital, auxiliando organizações a superarem desafios e aproveitarem oportunidades nesse cenário em constante mudança. Um exemplo é o projeto Observatório do Turismo, implementado pelo Portfolio Tech (braço de tecnologia do Grupo) em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza, premiado como uma das três melhores experiências do Brasil em Gestão de Dados e Inteligência pelo Prêmio Nacional do Turismo do Ministério do Turismo em 2023.

O Observatório do Turismo, um núcleo de pesquisas de gestão turística, utiliza ciência de dados e inteligência artificial para monitorar, analisar e otimizar o setor. Essa moderna metodologia de pesquisa utiliza IA na extração e análise de dados para orientar políticas e novos investimentos no setor.

Com o apoio do Observatório, a taxa de ocupação dos hotéis de Fortaleza aumentou em 20%, gerando uma economia aos cofres do município. Isso demonstra como a IA e a tecnologia podem ser ferramentas poderosas para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes para os desafios do mundo real.

É possível desenvolver modelos semelhantes ao do Observatório em outros negócios para auxiliar na construção de cenários e tomada de decisões que resultam em melhor desempenho e resultados tangíveis.

A tecnologia é essencial para as empresas que desejam prosperar no mercado globalizado e competitivo de hoje. Investir em IA é investir no futuro, garantindo maior produtividade, competitividade, inovação e crescimento.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

O frangão. Por Angela Barros Leal

Herdeiro não responde por multa decorrente de crime ambiental, decide STJ

X diz que vai nomear representante no País e cumpre ordem para barrar perfis

Paraná Pesquisas: Em SP, Nunes tem 26,8%, Boulos, 23,7%, e Marçal, 21%

Em Sobral, Oscar Rodrigues tem 49,8% e Izolda Cela 37,3%, diz Paraná Pesquisas

92 artesãos cearenses participam da Fenacce, maior feira de artesanato e cultura do Brasil

Transações via Pix crescem 61% no 1º semestre e chegam a 29 bilhões, mostra Febraban

Luizianne participa de ato em Fortaleza, mas não toca no nome de Evandro

Pablo Marçal. Foto: Divulgação/Redes Sociais

Sem citar nomes, Marçal diz que no debate estavam presentes 2 homens que são agressores