Dez toneladas de resíduos são coletadas no Carnaval de Aracati

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Após realizar um carnaval histórico, com atrações nacionais e público acima de 480 mil pessoas diariamente, a cidade de Aracati (CE) registrou também números de destaque no que diz respeito à gestão de resíduos durante o evento. Com suporte do Recicla Solar, projeto de apoio à reciclagem da Solar Coca-Cola, – fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% –, pelo menos oito toneladas de resíduos foram coletadas na festa.

Enquanto artistas como Ivete Sangalo e Xand Avião faziam a alegria dos foliões, uma equipe de 40 agentes de reciclagem protagonizou um espetáculo em prol da economia circular. Por meio do Recicla Solar, a engarrafadora apoiou a montagem de uma central de triagem de resíduos durante o Carnaval. A estrutura deu mais celeridade ao processo de separação dos materiais recicláveis, promovendo ainda condições mais dignas de trabalho para os profissionais da reciclagem. Todos os catadores receberam cestas básicas, refeições e bebidas do portfólio da Solar Coca-Cola, bem como foram contemplados com treinamento e EPI’s, fruto da parceria da Solar com a Verdear Eventos + Sustentáveis.

Ao todo foram coletados 1.523,40 kg de PET, 111,20 kg de outros tipos de plástico, 80,5 kg de papel, 2.714,7 kg de vidro e 177,5 kg de metal. Somente na entrada da cidade cerca de 5.320 kg foram recolhidos. No que diz respeito aos resíduos orgânicos, 115 kg foram compostados e 35 kg doados à agricultura familiar, contabilizando 10.042,3 kg de resíduos recolhidos. A iniciativa contou também com ações de educação ambiental envolvendo o público, a fim de promover interação com os foliões e instigar a sensibilização para a sustentabilidade.

O Recicla Solar, responsável por essa alta quantidade de materiais recicláveis recolhidos, já contabiliza em três anos, 20 mil toneladas coletadas, em oito Estados do Brasil. Lançado em 2021, para somar esforços ao compromisso World Without Waste, da Coca-Cola, a iniciativa vem ampliando significativamente a coleta seletiva e a promoção de impacto socioeconômico positivo na região de atuação da Solar Coca-Cola. O programa visa estimular a cadeia de reciclagem, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo.

“Acreditamos que unir o propósito do Recicla Solar com grandes eventos como o Carnaval de Aracati intensifica nosso compromisso com a sustentabilidade. É uma oportunidade de conscientizar sobre o consumo e descarte correto dos resíduos gerados no Carnaval, potencializando a mensagem da economia circular e da geração de renda. Para além dos patrocínios de marca, temos muito orgulho em celebrar nossa conexão com o estado do Ceará, contribuindo com a economia circular e com a geração de emprego e renda dentro da cadeia de reciclagem”, destaca Alana Barros, coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola.

Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e com atuação em 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola faz parte do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,0 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Turismo do Ceará cresce quase 7% e supera Brasil, Bahia e Pernambuco no 3º semestre

Exclusivo: Elmano aponta Romeu Aldigueri para presidir a Assembleia

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

MAIS LIDAS DO DIA

PF: Bolsonaro ‘planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva’

Desaprovação ao governo Lula ultrapassa aprovação, aponta pesquisa

Relatório da PF diz que Marinha tinha tanques à disposição para golpe

“Lula não sobe a rampa”: documento apreendido planejava impedir posse

Braga Netto teve participação concreta em atos golpistas, diz PF

Brasil é o sexto país a alcançar 50 GW de energia solar

Nove em cada dez brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday

“Tirei um peso dos ombros”, afirma Fernando sobre sua desistência na corrida pela presidência da Alece

Aeroporto de Fortaleza espera receber mais de 654 mil passageiros até o fim do ano