Gestoras em saúde. Por Álvaro Madeira Neto

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Alváro Madeira Neto é médico sanitarista e gestor em Saúde. Foto: Divulgação

No Dia Internacional da Mulher, é fundamental reconhecer a contribuição inestimável de mulheres extraordinárias na gestão da saúde no Brasil. Em um setor tão vital quanto complexo, essas líderes não apenas enfrentaram os desafios inerentes ao nosso sistema de saúde com resiliência e sabedoria, mas também foram pioneiras em direcionar mudanças significativas, garantindo avanços em direção a um futuro mais justo, inclusivo e eficiente em saúde.

A dedicação, o conhecimento profundo e a liderança inspiradora dessas mulheres têm sido fundamentais para moldar políticas, práticas e inovações que beneficiam toda a sociedade. É importante citar alguns exemplos: Nísia Trindade Lima, uma das brilhantes figuras no panorama da saúde pública brasileira, tem uma trajetória que exemplifica a capacidade e a determinação femininas em liderar transformações significativas em um dos setores mais críticos para o bem-estar da nação. Sua jornada profissional a levou da presidência da Fiocruz, à posição de Ministra da Saúde do Brasil.

Nísia não somente encarna o progresso histórico na representatividade feminina em postos de liderança de alta relevância, mas também destaca o compromisso feminino com a promoção da saúde, a inovação científica e a equidade no acesso aos cuidados de saúde. Como Ministra da Saúde, seu papel tem sido crucial na condução de políticas públicas sensíveis e eficazes, enfatizando a necessidade de uma abordagem holística que considera as complexidades sociais, econômicas e culturais que influenciam a saúde da população brasileira.

Ana Maria Malik, cuja influência na gestão da saúde no Brasil é incontestável, ocupa um lugar especial não apenas no panorama nacional da saúde, mas também na minha própria trajetória profissional. Como minha professora e coordenadora durante o mestrado, Malik foi uma figura central em minha formação acadêmica. Ela tem impactado gerações de gestores em saúde, oferecendo não só um conhecimento profundo e abrangente, mas também inspirando com seu compromisso incansável com a excelência e a inovação no setor.

Sua capacidade de combinar teoria robusta com aplicação prática, enfatiza a importância da liderança estratégica, da eficiência e da equidade nos serviços de saúde. Através de seu papel como educadora, pesquisadora e líder, Ana Maria Malik não apenas contribuiu para o avanço da gestão em saúde no Brasil, mas também deixa marcas em gerações de profissionais, que se mantem na busca por um sistema de saúde mais justo e eficaz.

Tânia Mara, médica infectologista e atual Secretária de Saúde do Ceará, tem mostrado como uma visão inovadora e uma abordagem humanizada podem transformar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde em um sistema tão complexo e desafiador.

Sob sua gestão, temos visto a implementação de políticas que refletem uma compreensão abrangente das necessidades da população, buscando não apenas resolver questões de saúde de forma reativa, mas também promover a prevenção e a educação em saúde como pilares fundamentais. Ela tem se destacado, também pela sua habilidade em fomentar parcerias e colaborações, no âmbito nacional quanto, reconhecendo que os desafios da saúde são multifacetados e exigem uma resposta coordenada e cooperativa.

Margareth Dalcolmo é uma personalidade de destaque na saúde pública brasileira, cuja expertise e dedicação tiveram um impacto significativo, especialmente durante os momentos mais críticos da pandemia de COVID-19. Como pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Dalcolmo não apenas liderou estudos importantes na busca por tratamentos eficazes contra o vírus, mas também emergiu como uma voz confiável e esclarecedora para o público e os tomadores de decisão em meio a um mar de informações muitas vezes contraditórias.

Ao refletirmos sobre o impacto das mulheres na saúde brasileira, percebemos como suas contribuições vão além de simples avanços

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza domina Enem 2025: capital ocupa as 3 primeiras posições do BR e tem 4 escolas entre as 10 melhores

Ibmec chega a Fortaleza e firma Ceará como polo nacional de educação, inovação e negócios

Pesquisa Atlasintel Piauí 2026: eleição praticamente resolvida a favor do PT

Pesquisa Focus Poder/Atlasintel explica decisão de Ciro e PSDB de manter distância de Flávio

PSD dos “Domingos” leva Comissão de Orçamento do Congresso e reforça musculatura para a vice no Ceará

Focus/Atlasintel: Lula abre larga vantagem no Ceará e reforça ativo eleitoral de Elmano para 2026

Pesquisa Focus/Atlas para o Senado Ceará: Cenários embolados com Cid favorito; sem sua candidatura, Luizianne salta

Pesquisa Focus Poder + Atlasintel: Ciro e Elmano empatam na corrida ao Governo

UFC entra no Top 15 nacional de patentes e reforça posição como polo de inovação

Governo do Ceará: Pesquisa Focus Poder/AtlasIntel será divulgada nesta segunda-feira

PIX vira vitrine global: fundador do Web Summit diz que sistema brasileiro “destrói monopólios” e inspira o mundo

Em meio à batalha judicial, Eneva e Diamante iniciam investimento de R$ 6 bi em energia e infraestrutura no Pecém

MAIS LIDAS DO DIA

Os novos bebês; Por Angela Barros Leal

Mulheres recebem menos que homens em todos os setores, aponta IBGE

Ceará lidera participação de estudantes da rede estadual no Enem 2025

Estados e municípios terão R$ 1 bilhão a mais para empréstimos em 2026

Banco Central eleva projeção de crescimento do PIB para 2% em 2026

Desemprego cai para 5,6% e registra menor taxa da história para meses até maio

Governo diz que alta do petróleo ajudou a reduzir impacto da guerra nos combustíveis

Tornamo-nos todos obsoletos; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto