O fato: O vereador bolsonarista Inspetor Alberto (PL) fez uma nova provocação ao candidato Evandro Leitão (PT) ao agredir um porco, utilizando o ato como ameaça e insulto ao petista.
No vídeo, o bolsonarista, apoiador e aliado de André Fernandes (PL), pega o animal e o arrasta pelo chão, enquanto o mesmo fica grunhindo de dor.
Saiba mais: O cearense puxa o porco pelas orelhas e grita: “Você vai para a panela”. Em seguida, olha pra câmera e ameaça: “Leitão, seu desgraçado. Dia 27 você vai pra panela. Me aguarde. Eu vou comer você bem assadinho. Seu bosta”.
Ao que tudo indica, o vídeo foi compartilhado pelo próprio bolsonarista, que apagou logo em seguida de suas redes sociais. Contudo, voltou a ser divulgado nos grupos de eleitores do André na manhã de hoje, 27.
Importante pontuar que o bolsonarista, no começo da última semana, em ato pró-André, também se exaltou e xingou o candidato Evandro. As imagens gravadas foram compartilhadas nas próprias redes sociais do vereador. “Leitão, filho da puta. Tu vai pra churrasqueira”, disse o bolsonarista no vídeo.
Inspetor Alberto: Durante a campanha, o vereador foi acusado pelo então candidato Capitão Wagner de ter se envolvido em um nepotismo cruzado com André Fernandes anos atrás. O fato não foi negado.
Nepotismo cruzado: O fato fez com que a ex-candidata à vice-prefeita de Técio Nunes (Psol), Cindy Carvalho (Rede), levasse o caso ao Ministério Público do Ceará para que o impasse fosse investigado. No primeiro turno, o ex-candidato Wagner também criticou André em relação a isso. No momento, o derrotado CW ignorou os ataques e agora apoia o liberal.
O Focus Poder confirmou que, na edição número 17.014 do Diário Oficial do Município de Fortaleza, de abril de 2021, um documento disponível para download na página 84 revela que Marilene de Moura Fernandes, mãe de André, Luana Alves de Carvalho, sua esposa, e Cinthia Fernandes, sua irmã, realmente ocuparam cargos no gabinete do Inspetor Alberto.
Acusação de CW: Para o líder da oposição isso é “nepotismo cruzado em qualquer lugar do mundo”. “Está muito claro: A esposa do Inspetor Alberto está no gabinete do deputado André, enquanto quatro parentes dele, mãe, esposa, irmã e cunhado, estão no gabinete do Inspetor. Ele precisa responder a seus eleitores e até agora não fez isso”, destacou.
Atualização: A Polícia Civil confirmou que um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da PCCE, responsável por apurar crimes de maus-tratos a animais.
Confira o anuncio:
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informa que investiga uma denúncia de maus-tratos a um suíno que circula nas redes sociais. No vídeo, o inspetor de Polícia Civil aposentado, que também é vereador da Capital, maltrata um animal fazendo referência a um candidato à Prefeitura de Fortaleza. Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da PCCE, responsável por apurar crimes de maus-tratos a animais.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3101-7596, número da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O sigilo e o anonimato são garantidos.
Manifestações: No post do Focus Poder, nas redes sociais, vários se manifestaram contra o vereador, inclusive eleitores de André. Um deles, por exemplo, foi a Dra. Mayara, deputada federal. “Maus tratos é crime e André não apoia essa postura. Lamentamos”, disse.
Outro que também já se pronunciou foi o deputado federal Célio Studart. “Nosso jurídico já despachou com o Delegado Geral da Policia Civil, Marcio Gutiérrez, e não iremos tolerar uma arena do ÓD10 onde o voto vale a cru&ld4d& animal”, disse.
Em seguida, o vereador Gabriel Biologia, um dos mais votados da Capital, também falou sobre o assunto. “Ele vai responder em todas as instâncias. Já ultrapassou todos os limites”, disse ao anunciar que protocolou o Boletim de Ocorrência.
Inspetor Alberto foi procurado, mas o Focus Poder não obteve resposta. Ele silenciou os comentários em suas redes sociais.
O vídeo: