Expansão da Air Canada inclui Fortaleza em nova rota; Governo do Ceará se posiciona

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A Air Canada anunciou a inclusão de Fortaleza como potencial destino em sua malha aérea internacional, como parte de um plano de expansão na América Latina. O Rio de Janeiro e a capital cearense são apontados como destinos diretos da companhia aérea canadense, com o objetivo de fortalecer a conexão entre o Canadá e o Brasil. A companhia não explicitou quando seria o início das operações e nem a origem do voo. O mais provável é que a ligação de Fortaleza parta de Toronto ou Montreal, cidades no leste do Canadá. A manifestação da Air Canada, que ocorreu no Investor Day 2024, não foi seguida de senhum posicionamento do Governo do Ceará e nem da Secretaria de Turismo.

O que está em jogo?
Fortaleza, como hub estratégico no Nordeste brasileiro, se destaca com grande potencial de atrair turistas e negócios e gerar ponto de conexão para o Canadá, um destino mais barato que os EUA e com cultura mais ao estilo europeu. A chegada de voos diretos da Air Canada é um impulso para a Capital, que já figura como um destino importante para investimentos no setor de turismo e serviços. O voo será alimentado pelo incremento do hub do Pinto Martins, que recebe passageiros oriundos de diversas capitais brasileiras.

A estratégia por trás da expansão
A decisão de incluir Fortaleza na rota da Air Canada seria viabilizada pela modernização da frota, que agora conta com aeronaves mais eficientes, como o Airbus A321neo XLR, com maior alcance e capacidade de operar voos de longa distância de forma mais econômica. A companhia também pretende expandir para outras partes da América Latina, incluindo destinos como Peru, El Salvador, México e Colômbia.

Parceria no Brasil
Em abril de 2023, a Air Canada e a Gol anunciaram a expansão do Acordo de Codeshare, que permite a comercialização de bilhetes pela companhia brasileira de voos operados pela empresa canadense.

Impacto no mercado
A nova rota direta entre Fortaleza e o Canadá promete aumentar a competitividade no mercado aéreo, facilitando o fluxo de turistas e negócios entre os dois países. Além disso, a expansão tende a trazer benefícios econômicos significativos para a cidade, com maior acesso a mercados internacionais e o potencial de atrair novos investimentos para o estado do Ceará.

Com a ampliação das operações da Air Canada, Fortaleza se consolidaria como um ponto de conexão importante, reforçando sua posição no cenário global e abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Governo se manifesta via Setur: Estamos em constante contato com diversas companhias aéreas, tanto para a ampliação de voos já existentes quanto para a prospecção de novos voos. Além das parcerias com as companhias aéreas com as quais já trabalhamos, estamos também em negociações com novas empresas, como a Air Canada, visando ampliar a conectividade internacional para nosso destino.

A ampliação do modal aéreo é de extrema importância para o fortalecimento do turismo na nossa região, pois facilita o acesso de turistas de diferentes localidades, tanto nacionais quanto internacionais. O aumento do número de voos, especialmente com companhias internacionais como a Air Canada, potencializa a atratividade do nosso destino, promovendo o fluxo contínuo de visitantes e contribuindo para o crescimento econômico local. A diversificação e expansão das rotas aéreas são essenciais para consolidarmos nosso destino como uma referência no cenário turístico global.

Durante o Investor Day 2024, realizado nao dia 17 de dezembro, a Air Canada apresentou Fortaleza como “potencial oportunidade de crescimento internacional”. Foto: Reprodução

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

O Pix da histeria à omissão: por que a direita gritou contra o governo e calou diante dos EUA

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

AtlasIntel: 62% dizem que tarifa de Trump contra o Brasil é injustificada; 41% veem punição por Brics

MAIS LIDAS DO DIA

A força da inteligência socialmente legitimada; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

 STF vai decidir sobre corte de barba e cabelo em preso muçulmano

Casa dos Ventos compra projeto na Ibiapaba que vai gerar energia para datacenter no Pecém

Ceará lidera primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira

Catraca de ônibus. Foto: Reprodução/Google

A crise estrutural do transporte público e os novos desafios urbanos; Por Acrísio Sena

Inflação sobe no Brasil em julho, mas Fortaleza tem deflação de 2,08%

MP pede suspensão de sala VIP para ministros do TST no aeroporto de Brasília

Fundador da Ultrafarma é preso em operação contra esquema bilionário de corrupção fiscal em SP

SBP cobra urgência na Câmara para aprovar lei contra abuso sexual infantil na internet