📊 O cenário
A TikTok Shop deve movimentar entre R$ 25 bilhões e R$ 39 bilhões até 2028, representando 5% a 9% do e-commerce brasileiro, segundo relatório do Santander. O estudo, assinado pelos analistas Ruben Couto, Eric Huang e Vitor Fuziharo, alerta: marcas e varejistas não podem ignorar a plataforma.
Cá entre nós
No Ceará, a próxima onda da TikTok Shop foi antecipada como tendência pelo publicitário Pádua Sampaio, no evento Pós-NRF Temprano 2025, que aconteceu na noite de terça-feira, 28, em Fortaleza.
📌 Por que isso importa?
- O Brasil tem 111 milhões de usuários no TikTok, sendo o terceiro maior mercado global, atrás apenas da Indonésia (161 milhões) e dos Estados Unidos (138 milhões), onde a plataforma pode ser banida.
- 71% das descobertas de produtos no TikTok Shop resultaram em compras.
- Não é uma rede só jovem. 51% dos usuários têm entre 25 e 44 anos, enquanto 33% estão na faixa dos 18 aos 24 anos.
- Cada brasileiro passa, em média, uma hora por dia na plataforma — 33% a mais do que no Instagram.
📉 Quem ganha e quem perde
O Santander avaliou 28 varejistas integrados na B3 e concluiu que:
✅ Empresas com estratégias nativas de plataforma estão mais preparadas.
❌ Varejistas tradicionais e lojas físicas podem perder mercado.
🔎 Quem está abaixo do ideal
- Azzas 2154, Guararapes, SBF e Vulcabras foram definições como menos preparadas para a nova dinâmica digital.
- Magalu e Mercado Livre podem participar de parcerias estratégicas, como fez a Amazon nos EUA.
🌎 Brasil no centro da estratégia
Com a possibilidade de banimento do TikTok nos EUA caso não seja vendido até 5 de abril, o Brasil pode ser o próximo país a receber o TikTok Shop em sua versão completa. 41% das vagas abertas pelo TikTok no Brasil são externas para o comércio, diminuindo que o lançamento pode estar próximo.
O que vem a seguir
- Possível lançamento do TikTok Shop no Brasil nos próximos meses.
- Impacto direto no mercado de e-commerce e na concorrência entre varejistas.
- Adaptação das grandes empresas ao novo modelo de consumo digital.
Saiba como funciona
A TikTok Shop permite a venda de produtos diretamente no TikTok por meio de vídeos in-feed, de LIVE e pela guia Vitrine. A Vitrine é um recurso que permite que os clientes comprem diretamente da conta de um vendedor ou criador exibindo um ícone de sacola de compra na página de perfil de uma conta TikTok. Isso permite que os clientes naveguem pelos produtos e comprem marcas ou produtos da lista de um criador. Você pode usar a TikTok Shop e a Vitrine:
- Como uma conta TikTok oficial, na qual a Vitrine exibirá todos os seus produtos.
- Como uma conta TikTok de marketing, na qual sua Vitrine exibirá alguns ou todos os produtos de uma marca.
- Como uma conta TikTok afiliada, na qual sua Vitrine exibirá alguns ou todos os produtos de uma marca.
Observação: Atualmente, a TikTok Shop está disponível nestes países: Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, Malásia, Reino Unido, Singapura, Tailândia e Vietnã.