
O fato: Os preços dos produtos mais procurados na Semana da Páscoa caíram, em média, 0,43% no Brasil em 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado contrasta com a forte alta registrada na Páscoa de 2024, quando os preços subiram 20,2% em relação a 2023. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (15) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em levantamento do IBGE.
A cesta analisada inclui 11 itens típicos do feriado. Desses, seis tiveram aumento e cinco apresentaram queda. As principais reduções foram registradas nos preços da batata-inglesa (-40,5%), cebola (-37,6%), tomate (-7,6%), arroz (-4,1%) e pescados (-0,2%). Já as altas mais significativas ocorreram no alho (26,3%), chocolate e achocolatado em pó (15,1%) e chocolates em barra e bombons (18,5%).
Segundo a FecomercioSP, a disparada no preço do chocolate está ligada a fatores internacionais: “O aumento dos chocolates acontece, dentre outros fatores, por causa da quebra na safra dos grandes players do produto no mercado internacional, como é o caso de Gana, na África. Por isso, o item disparou em nível mundial”, diz a entidade, em nota.
Apesar do encarecimento de itens simbólicos da data, como ovos de chocolate e azeite, o cenário geral é considerado positivo. A FecomercioSP projeta crescimento de 5% no faturamento dos supermercados paulistas em abril. A estimativa leva em conta não apenas a Páscoa, mas também um contexto econômico mais favorável, com melhora no mercado de trabalho, aumento da renda e maior acesso ao crédito.