Governo acerta ao privatizar aeroportos de Jeri e Canoa, estratégicos para a economia

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O aeroporto de Canoa Qubrada (Dragão do Mar), em Aracati, recebeu em 2020 a certificação definitiva emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O que importa:
A partir de 30 de abril, a empresa Dix Empreendimentos LTDA assume a gestão dos aeroportos de Jericoacoara (Cruz) e Aracati, dois dos principais portões de entrada do turismo no Ceará. A contratação emergencial feita pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) prevê um investimento de R$ 12,17 milhões em operação, administração, manutenção e conservação dos terminais.

Por que isso importa:
Os aeroportos de Jeri e Aracati são cruciais para a expansão da economia litorânea. Com conexões diretas a polos como Jericoacoara e Canoa Quebrada, esses terminais viabilizam novos investimentos hoteleiros e impulsionam o turismo internacional — setor responsável por aproximadamente 10% do PIB estadual.

Quem é a Dix:
A Dix Empreendimentos, com sede em Brasília, é uma das principais operadoras privadas de aeroportos regionais no país. Atua em mais de 20 terminais, com destaque para:

  • Fernando de Noronha (PE)

  • São José do Rio Preto (SP)

  • Belém e Macapá…
    E mais:
    Caruaru (PE), Serra Talhada (PE), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Presidente Prudente (SP), Araçatuba (SP), Barretos (SP), Assis (SP), Dracena (SP), Votuporanga (SP), Penápolis (SP), Tupã (SP), Andradina (SP), Presidente Epitácio (SP).

A Dix também possui expertise na aviação executiva e logística de cargas. Sua atuação em destinos turísticos consolidados a credencia para modernizar os serviços em Jeri e Aracati e aumentar a competitividade da malha aérea regional.

Fim da era Infraero:
A substituição acontece após meses de tensão entre o Estado e a Infraero. A estatal alegava ter recursos para investir, mas não executou os aportes previstos. Em 2024, solicitou reequilíbrio de tarifas. O governador Elmano de Freitas criticou publicamente a condução do contrato.
Ainda em fevereiro, foi anunciado que o distrato ocorreria em comum acordo até abril de 2025 — agora antecipado.

Entre as linhas:
A gestão considerada “insatisfatória” da Infraero gerava incertezas no setor turístico. A troca pela Dix é vista como um gesto de pragmatismo e agilidade do governo estadual, com foco em resultados e impacto econômico direto.

O que vem agora:
A expectativa é de aumento nos voos comerciais e maior segurança operacional. A nova gestão também tende a acelerar parcerias com o setor hoteleiro e consolidar a imagem do Ceará como destino internacional de alto padrão.

Aeroportos do Ceará

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