Não basta comunicar. É preciso engajar; Por Paulo Mota

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Na minha trajetória corporativa, aprendi que comunicar bem é importante. Mas engajar é essencial.

Engajar sempre foi minha maior habilidade — e aprendi isso muito antes de entrar no mundo corporativo.

E, por mais paradoxal que possa parecer, minha grande escola de engajamento não foi uma empresa ou uma sala de aula de negócios. Foi o movimento estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ali, aprendi a mobilizar, negociar, articular visões diferentes e, principalmente, ouvir. Minha principal habilidade para liderar equipes hoje — em ambientes empresariais complexos — nasceu nos coletivos e assembleias estudantis que vivi com tanta intensidade na década de 80, quando a sociedade civil brasileira se mobilizava em busca de sua redemocratização.

Sou jornalista, sociólogo e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atuei 14 anos na Folha de S. Paulo, 10 no Banco do Nordeste e participei de projetos em veículos como Carta Capital, Valor Econômico, Datafolha, El País e Harvard Business Review. Trabalhei com imprensa, marketing institucional, relacionamento público e projetos culturais.

Desde 2017, lidero a Gerência de Comunicação e Marketing da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), onde idealizei iniciativas como:

💚 Programa de Responsabilidade Social
🎭 Espaço CEGÁS de Cultura
🌱 Selo Verde
📰 Prêmio CEGÁS de Jornalismo

Na CEGÁS, buscamos transformar a comunicação interna em vetor de resultados, promovendo alinhamento estratégico com metas comerciais e reforçando nossa cultura organizacional.

Esse trabalho, aliado à inovação técnica da empresa, levou a CEGÁS a receber reconhecimento nacional, com destaque em reportagens do Jornal Nacional e no programa Cidade e Soluções, apresentado pelo jornalista André Trigueiro, que evidenciaram nossa experiência pioneira na distribuição de biometano — uma solução energética sustentável e inovadora.

Uma das experiências mais inovadoras que ajudei a implantar na empresa foi o programa “CEGÁS em Dia Com Você”, onde reunimos todos os colaboradores quinzenalmente para debater temas de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS).

Nos últimos meses, já promovemos conversas sobre:
🤖 Inteligência artificial
🧠 Saúde mental
📸 Fotografia
💰 Educação financeira
🚦 Educação no trânsito

A proposta é integrar, informar e desenvolver competências que ultrapassam os limites do ambiente corporativo, fortalecendo a cultura organizacional e a aprendizagem contínua.

Mais do que informar, o papel da comunicação interna é promover sentido, gerar pertencimento e conectar pessoas ao propósito da empresa.

E sempre com o propósito de construir pontes entre instituições, territórios e pessoas.
Boas ideias movem. Boas histórias conectam. E a comunicação — quando bem feita — transforma realidades.

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