Sebrae fortalece economia e tradição dos municípios com o Vende Mais Mercado

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Vende Mais Mercado lançado na reinauguração do Mercado Público de Tauá (Foto: Prefeitura de Tauá)

Muito além das bancas de frutas, especiarias, carnes e artesanato, os mercados públicos do Ceará guardam uma história que muitas vezes se confunde com a própria formação urbana e cultural dos municípios. São espaços de tradição e convivência entre moradores, turistas e pequenos empreendedores. Preservar essa alma popular e, ao mesmo tempo, impulsionar a competitividade e a sustentabilidade desses territórios é o que move o programa Vende Mais Mercado, iniciativa do Sebrae Ceará que une história, inovação e estratégia para fortalecer o comércio popular em todo o Estado.

Lançado oficialmente na última semana, o programa é voltado à qualificação dos permissionários que atuam nos mercados públicos municipais, com foco na melhoria da experiência de compra, no fortalecimento dos pequenos negócios e na transformação dos mercados em espaços mais atrativos, acessíveis e integrados à dinâmica econômica e cultural das cidades.

O Vende Mais Mercado vai além da reestruturação física dos mercados. Nós trabalhamos o comportamento empreendedor, a abordagem comercial, o posicionamento de produtos, a ambientação dos espaços e a valorização da identidade regional. É uma iniciativa pensada para tornar os mercados públicos ambientes mais acolhedores, organizados e preparados para atender moradores e turistas”, explica Sílvio Moreira, articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE.

O programa atua em parceria com as prefeituras municipais para reposicionar os mercados públicos como verdadeiros polos de desenvolvimento. A atuação se dá por meio de capacitações em gestão, atendimento ao cliente, boas práticas sanitárias, marketing, design de ambientação, comunicação visual e valorização de produtos e saberes locais. A proposta também inclui a articulação de programações culturais e o incentivo à oferta de produtos típicos como gastronomia regional e artesanato.

Um dos exemplos mais recentes do impacto desse programa é a revitalização do Mercado Público José Fernandes Castelo e do Centro de Negócios de Tauá, no Sertão dos Inhamuns. Em um projeto realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal, o Sebrae Ceará teve papel essencial na qualificação dos empreendedores locais, promovendo oficinas e consultorias voltadas à estruturação dos negócios com foco no atendimento de qualidade e na promoção dos produtos da região.

A estratégia de atuação considera que muitos mercados públicos cearenses apresentam alto potencial turístico e cultural, o que pode ser explorado de forma planejada para atrair mais visitantes e movimentar a economia urbana.

Identificamos que alguns mercados têm forte potencial turístico, então trabalhamos a melhoria do atendimento, a diversificação de produtos, a forma mais atrativa de expor os itens e a valorização da cultura local. É um processo que respeita as raízes e, ao mesmo tempo, projeta esses espaços para o futuro”, reforça Sílvio Moreira.

O Vende Mais Mercado integra uma estratégia maior da instituição voltada à promoção do desenvolvimento territorial sustentável, à valorização dos produtos e saberes regionais e ao fortalecimento da identidade empreendedora dos municípios cearenses.

Com presença nos territórios, escuta ativa, articulação com o poder público e soluções personalizadas, o Sebrae Ceará reafirma seu papel como parceiro estratégico do desenvolvimento local. E ao transformar os mercados públicos, ajuda a transformar também a relação das pessoas com a cidade, com a cultura e com o próprio ato de empreender.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

Série Protagonistas: Chagas Vieira, o interprete das ruas

Focus Poder inicia a série Protagonistas com o perfil de Chagas Vieira, o “interprete das ruas”

O “bolsa família” urbano: Lula ordena que ministro da Fazenda estude tarifa zero para o transporte público

Fortaleza desmontou um dos melhores sistemas de transporte urbano do Brasil

A articulação global da China que tem o Ceará como eixo estratégico; Por Fábio Campos

Pesquisa: Disputa pelo Senado expõe força de Cid Gomes, RC resiliente e a fragilidade do bolsonarismo quando dividido

Aprovação sólida mantém Elmano favorito a mais de um ano da eleição

Brasil tem 37,8% de trabalhadores informais; Saiba o tamanho da formalidade e da informalidade no Ceará

Com Camilo ao lado, Lula transforma aniversário de 95 anos do MEC em ato político

Bolsonaro antecipa o jogo e aposta em Tarcísio para 2026

A polêmica anunciada no entorno do Aeroporto Pinto Martins

MAIS LIDAS DO DIA

Justiça suspende lei de Itapipoca que limitava transporte privado de motos por App

Refis 2025 de Fortaleza amplia facilidades e inclui pagamento via Pix

Fortaleza pode liberar apresentações artísticas nas ruas sem autorização do poder público

Foto: Freepik

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9%

Indústria brasileira mostra sinais de enfraquecimento no 3º trimestre de 2025

Fortaleza inaugura primeira Faixa Azul para motocicletas em projeto experimental

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri