Os paradoxos da democracia

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Rui Martinho é professor da UFC, advogado, bacharel em administração, mestre em sociologia e doutor em história. Com 6 livros publicados e vários artigos acadêmicos na área de história, educação e política. Assina coluna semanal no Focus.jor.

Por Rui Martinho Rodrigues
rui.martinho@terra.com.br
Washington Luís Pereira de Sousa (1869 – 1957), deposto em 1930, retornou do exílio anos depois. Entrevistado, ouviu uma provocação sob a forma de pergunta relativa ao fim das chamadas eleições a “bico de pena”. Respondeu dizendo que no regime anterior, do qual ele fez parte, faziam-se eleições desonestas para eleger homens honestos, enquanto o novo regime fazia eleições honestas para eleger homens desonestos. O ex-presidente estava certo, embora se deva descontar o exagero da generalização nos dois sentidos.
O processo eleitoral, no Brasil, vem sendo aperfeiçoado ao longo do tempo. Voto secreto, capacidade eleitoral ativa do analfabeto, justiça eleitoral, propaganda franqueada a todos nos meios de comunicação, regulamentação de debates e doações para as campanhas, fim do coronelismo tradicional, lei da ficha limpa e outras formas de proteção do sistema representativo. Acrescente-se que o eleitorado é mais livre. A qualidade dos eleitos, porém, não reflete os aperfeiçoamentos aludidos.
Comparado os homens públicos de ontem com os de hoje, de Joaquim Aurélio Barreto Nabuco (1849 – 1910), e Ruy Barbosa de Oliveira (1849 – 1923), ainda vindos do Império; passando por João Neves da Fontoura (1887 – 1963), Osvaldo Euclides de Souza Aranha (1894 – 1960), da primeira República; Afonso Arinos de Melo Franco (1905 – 1990), Adauto Lúcio Cardoso (1904 – 1974), até André Franco Montoro (1916 – 1999), nomes de elevado valor moral e intelectual, todos anteriores, no todo ou em parte, ao aperfeiçoamento do processo eleitoral, constatamos o declínio da qualidade dos eleitos. Os nomes citados são representativos do perfil dos homens públicos, ainda que alguns deles estivessem acima da média no seu tempo.
A estatura moral e intelectual dos eleitos vem diminuindo, paradoxalmente, em paralelo ao refinamento do sistema representativo. Não significa, todavia, que o despreparo intelectual impeça o exercício responsável do poder e até a postura de estadista, nem se pense que a política seja o lugar da ética da convicção. Ela se rege pela ética da responsabilidade. Ronald Wilson Reagan (1911 – 2004) não tinha refinamento intelectual. Mas no seu governo os EUA saíram da recessão e concluíram os mais importantes acordos de limitação de armas nucleares realizados até hoje. Os eleitos, no Brasil dos dias atuais, em grande parte são intelectualmente rasos. A grande renovação dos quadros políticos, imposta pelas urnas, acrescentou a inexperiência política e administrativa ao perfil de muitos dos eleitos, inclusive para cargos da maior importância.
O eleitorado optou pela ruptura com as velhas e viciadas práticas da vida pública, ao invés da experiência e da habilidade em face do jogo do poder. Rupturas dificilmente se fazem com maneirismos. Atores sem refinamento e lideranças populistas ao gosto das massas podem ter o ímpeto necessário à implantação de mudanças. Construir uma nova ordem, porém, exige mais do que simples ruptura. Mas sem ruptura não se fazem mudanças. Primeiro é preciso semear para depois regar. O eleitorado optou por demolir a casa velha, corroída pelo patrimonialismo e pelo corporativismo degenerado e, em anos recentes, pela corrupção sistemática, muito mais voraz do que a velha corrupção presente em toda a nossa história. Precisaremos de mais dois quesitos: (I) competência habilidosa para construir a nova ordem; e (II) condições dadas pela sociedade, na forma de compreensão e apoio às reformas necessárias.
 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Atlas/Focus: dobradinha Cid-Luizianne soma 59,6% dos votos válidos para o Senado

Atlas/Focus: Elmano 49,9% x Ciro 49,6% dos votos válidos; Ceará chega à urna separado por um fio

Focus/Atlas: Aprovação de Elmano vira a favor; Avaliação do governo melhora, mas continua dividida

Atlas/Focus: Cid e Luizianne nas duas primeiras posições no Senado; dupla abre vantagem sobre Wagner e Alcides

Atlas/Focus: Elmano avança entre os mais velhos e nas faixas de maior renda; Ciro concentra vantagem entre jovens

Atlas/Focus a seis dias da eleição: Elmano 49% x Ciro 47,6%

Coligação de Ciro Gomes tenta barrar pesquisa Atlas/Focus, mas TRE rejeita e impede censura

Atlasintel: A polícia e a confiança que ainda resiste

Atlas/Focus: Lula mantém vantagem larga no Ceará, mas avanço de Flávio reduz distância

Atlas + Focus: Cid lidera consolidado, Luizianne encosta e Wagner mantém disputa aberta entre os três primeiros

Focus/Atlas: O placar muda com Elmano 48,5% x Ciro 48% e disputa entra na reta final em claro empate técnico

Entenda a super sexta-feira: três pesquisas e três fotografias em uma disputa que continua aberta

MAIS LIDAS DO DIA

Fechadas as contas eleitorais, faltarão os ajustes para a governabilidade; Por Paulo Elpídio

Boa notícia: Petrobras e QatarEnergy abrem nova fronteira do petróleo no Ceará

Nota de Ciro Gomes: mais amarga do que a derrota; Por Ricardo Alcântara

Seminário internacional traz pesquisadores, educadores e agentes de transformação social para Fortaleza

Produção de veículos cresce 10,2% em setembro e atinge melhor resultado para o mês desde 2014

Faturamento da indústria de transformação cai 3,5% em agosto, aponta CNI

UOL: 69 parlamentares eleitos são investigados ou réus por crimes

Nordeste no banco dos réus: 27 milhões de ataques em três dias

Vicente Aquino chega ao BNB em área estratégica — e sob pressão