O fato: O Ceará registrou o maior crescimento industrial do Brasil no primeiro trimestre de 2025, com alta de 3,5%, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta quinta-feira (16). O desempenho supera o da média nacional (0,4%) e do Nordeste, que teve queda de 2,6%. Com esse resultado, o Estado ficou à frente de importantes polos industriais como Rio de Janeiro (2,4%), Espírito Santo (1,2%) e São Paulo (1,1%).
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, o crescimento está diretamente ligado às políticas de incentivos fiscais e patrimoniais fortalecidas pelo Governo do Estado. “No início deste ano, conseguimos atrair mais de R$ 9,4 bilhões em investimentos privados, com expectativa de gerar mais de 7 mil empregos diretos nos próximos anos”, afirmou.
Setores em destaque: No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará também se destacou nacionalmente, com crescimento de 5,2% na produção industrial — o quarto maior do país. O índice é mais do que o dobro da média nordestina (2,5%) e supera com folga o desempenho nacional (3,1%).
Os segmentos que puxaram a alta foram o têxtil (36,4%), produtos de metal (24%), produtos químicos (21,6%) e metalurgia (18,3%). Para o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho, esses números refletem a eficácia das políticas públicas implementadas. “Temos buscado oferecer todo o apoio necessário à inovação e expansão da indústria cearense, além de atrair novos investidores graças à nossa infraestrutura estratégica, como o Porto do Pecém, e à localização geográfica privilegiada”, destacou.
Ambiente de negócios e novos investimentos: O crescimento industrial acompanha o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) cearense em 2024, que foi de 6,49% — quase o dobro da média nacional (3,4%). Foi o melhor resultado para o Estado desde 2010 e o quarto melhor desde 2003.
Entre as medidas adotadas pelo governo estadual, destacam-se a aprovação de 80 pleitos para concessão de incentivos fiscais a indústrias no mês de abril. Apenas no grupo de novas empresas, 19 indústrias foram atraídas ao Estado, com investimentos que somam R$ 6,8 bilhões e previsão de 2.221 novos empregos.
Uma das iniciativas mais simbólicas é o Polo Automotivo do Ceará (Pace), que será instalado no município de Horizonte. A previsão é de que, já em julho, comece a contratação de profissionais para a produção dos primeiros veículos. O anúncio foi feito pela Comexport durante a feira internacional “Auto Shanghai 2025”, na China, com a presença do governador Elmano de Freitas e de outras autoridades estaduais.