Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Cineteatro São Luiz celebra o centenário do Audiovisual Cearense com extensa programação

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: Entre desafios e conquistas, o cinema cearense ganha cada vez mais força e destaque, à medida que as políticas públicas avançam na área. Em 2024, o estado do Ceará celebra 100 anos desde a exibição do primeiro filme creditado a um cearense e o Cineteatro São Luiz tem se dedicado a comemorar a 7ª arte local

O centenário é um marco atribuído ao cearense Adhemar Bezerra de Albuquerque, que deu início a uma rica tradição cinematográfica no estado com a exibição de seu filme “Temporada de Futebol Maranhense no Ceará”, no extinto Cine Moderno, em Fortaleza, no dia 15 de outubro de 1924. Em 2018, a data foi instituída como o Dia do Audiovisual Cearense, conforme a LEI Nº 14.166, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.

2024: Desde janeiro deste ano, o Cineteatro São Luiz tem celebrado o Centenário em diversas ações, começando com a inauguração da Sala Seu Vavá , mais nova integrante do circuito público de salas de cinema da Secretaria da Cultura do Ceará. O novo espaço amplia o acesso ao audiovisual no equipamento, que agora passa a contar com duas salas de cinema; a Sala Luiz Severiano Ribeiro, com 1.050 lugares, e a Sala Seu Vavá, com 45 lugares.

Em março, o São Luiz promoveu a mostra “L. C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”, em homenagem a um dos maiores produtores do cinema brasileiro, nascido na cidade de Sobral, Ceará.

O Cineteatro também realizou e apoiou importantes mostras e festivais locais e nacionais, tendo como parceiro instituições como a Cinemateca Brasileira , a Academia Brasileira de Cinema e o Instituto Cervantes, além de ter recebido mais uma edição do Sinistro Fest – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará, consolidando seu papel como referência no cenário exibidor brasileiro.

Programação especial: Entre 12 e 26 de outubro, a parceria com a Cinemateca continua. Dessa vez, o Cineteatro recebe a segunda edição da mostra “A CINEMATECA É BRASILEIRA”, com o título “Resistências Cinematográficas”, que também dá início à programação da 34ª edição do Cine Ceará, parceiro da iniciativa. Serão exibidos longas e curtas-metragens que revelam diversas abordagens da vocação democrática do país e sua resistência a retrocessos autoritários. Entre os filmes estão “Meu tio José” (2021) e “Jardim de guerra” (1968), além de “Arara: Um filme sobre um filme sobrevivente” (2017), que denuncia os horrores enfrentados pelos povos indígenas, e obras como “A opinião pública” (1966) e “Pra frente, Brasil” (1982), que contextualizam a atmosfera de opressão durante a ditadura.

Podcast Perfil de Cinema: Em outubro, está lançada nova iniciativa do São Luiz em parceria com a Rádio Universitária FM, o podcast Perfil de Cinema. O projeto destaca grandes personalidades do cinema brasileiro e cearense e suas contribuições para o audiovisual, como o historiador de cinema Ary Bezerra Leite. Ele é o primeiro entrevistado do programa e a conversa está dividida em dois episódios, o primeiro foi transmitido dia 13 e o próximo será dia 27, ao vivo na Universitária FM 107,9 e no canal de Youtube do Cineteatro São Luiz, às 14h. Todos os episódios ficam disponíveis nas plataformas virtuais de ambos os parceiros.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Concessão secreta de terras em Jeri acende alerta vermelho e mobiliza comunidade

Acilon e família declaram apoio a Evandro

Alexandre Pereira declara apoio a André Fernandes

RC: O preço da vingança ou a tática da sobrevivência? Tasso já levou um não

RC quebra o silêncio, mas não fala de Fortaleza

Eleições 2024: Veja o mapa político do Ceará

Cid indica que base repetirá pró-Evandro a mobilização do Interior que elegeu RC em 2012

Derrotado na Capital e só com 5 prefeituras no Interior, PDT vira nanico. Vejam a lista por partido

Veja os resultados: Pesquisa Focus Poder/AtlasIntel em Fortaleza aponta 2º turno entre Evandro e André

Disputa eleitoral de Fortaleza esquenta com batalhas judiciais

Datafolha Fortaleza: André e Evandro crescem e lideram, enquanto Wagner e Sarto caem

Vem aí a nova rodada da pesquisa Focus/AtlasIntel em Fortaleza

MAIS LIDAS DO DIA

Cineteatro São Luiz celebra o centenário do Audiovisual Cearense com extensa programação

M. Dias Branco leva portfólio completo para a SIAL Paris 2024

Sine Municipal oferta 2.408 vagas de trabalho em Fortaleza

Casa de Vovó Dedé promove celebração da música nordestina no Palco Aberto

Inscrições abertas para mais de 1,2 mil vagas em cursos de qualificação profissional no Ceará

Conab projeta safra recorde de grãos para 2024/25 com 322,47 milhões de toneladas

PIB recua 0,2% em agosto, aponta FGV

Mauro Filho adota linha independente de Ciro, relata sua trajetória e opta por Evandro

Setor de seguros registra alta de 13,5% na arrecadação em agosto