Cineteatro São Luiz celebra o centenário do Audiovisual Cearense com extensa programação

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: Entre desafios e conquistas, o cinema cearense ganha cada vez mais força e destaque, à medida que as políticas públicas avançam na área. Em 2024, o estado do Ceará celebra 100 anos desde a exibição do primeiro filme creditado a um cearense e o Cineteatro São Luiz tem se dedicado a comemorar a 7ª arte local

O centenário é um marco atribuído ao cearense Adhemar Bezerra de Albuquerque, que deu início a uma rica tradição cinematográfica no estado com a exibição de seu filme “Temporada de Futebol Maranhense no Ceará”, no extinto Cine Moderno, em Fortaleza, no dia 15 de outubro de 1924. Em 2018, a data foi instituída como o Dia do Audiovisual Cearense, conforme a LEI Nº 14.166, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.

2024: Desde janeiro deste ano, o Cineteatro São Luiz tem celebrado o Centenário em diversas ações, começando com a inauguração da Sala Seu Vavá , mais nova integrante do circuito público de salas de cinema da Secretaria da Cultura do Ceará. O novo espaço amplia o acesso ao audiovisual no equipamento, que agora passa a contar com duas salas de cinema; a Sala Luiz Severiano Ribeiro, com 1.050 lugares, e a Sala Seu Vavá, com 45 lugares.

Em março, o São Luiz promoveu a mostra “L. C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”, em homenagem a um dos maiores produtores do cinema brasileiro, nascido na cidade de Sobral, Ceará.

O Cineteatro também realizou e apoiou importantes mostras e festivais locais e nacionais, tendo como parceiro instituições como a Cinemateca Brasileira , a Academia Brasileira de Cinema e o Instituto Cervantes, além de ter recebido mais uma edição do Sinistro Fest – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará, consolidando seu papel como referência no cenário exibidor brasileiro.

Programação especial: Entre 12 e 26 de outubro, a parceria com a Cinemateca continua. Dessa vez, o Cineteatro recebe a segunda edição da mostra “A CINEMATECA É BRASILEIRA”, com o título “Resistências Cinematográficas”, que também dá início à programação da 34ª edição do Cine Ceará, parceiro da iniciativa. Serão exibidos longas e curtas-metragens que revelam diversas abordagens da vocação democrática do país e sua resistência a retrocessos autoritários. Entre os filmes estão “Meu tio José” (2021) e “Jardim de guerra” (1968), além de “Arara: Um filme sobre um filme sobrevivente” (2017), que denuncia os horrores enfrentados pelos povos indígenas, e obras como “A opinião pública” (1966) e “Pra frente, Brasil” (1982), que contextualizam a atmosfera de opressão durante a ditadura.

Podcast Perfil de Cinema: Em outubro, está lançada nova iniciativa do São Luiz em parceria com a Rádio Universitária FM, o podcast Perfil de Cinema. O projeto destaca grandes personalidades do cinema brasileiro e cearense e suas contribuições para o audiovisual, como o historiador de cinema Ary Bezerra Leite. Ele é o primeiro entrevistado do programa e a conversa está dividida em dois episódios, o primeiro foi transmitido dia 13 e o próximo será dia 27, ao vivo na Universitária FM 107,9 e no canal de Youtube do Cineteatro São Luiz, às 14h. Todos os episódios ficam disponíveis nas plataformas virtuais de ambos os parceiros.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Academia confirma ‘Ainda Estou Aqui’ como elegível ao Oscar

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

André Fernandes rejeita apoio ao PT na eleição para a CMFor: “Não é uma opção”

Até o final de ano, Centro de Fortaleza contará com 246 agentes para reforço na segurança

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

A construção da opinião pública; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Cesta básica: Fortaleza lidera alta no Nordeste em outubro

Carteira de trabalho

Taxa de desemprego recua em sete estados no terceiro trimestre de 2024