Cineteatro São Luiz celebra o centenário do Audiovisual Cearense com extensa programação

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: Entre desafios e conquistas, o cinema cearense ganha cada vez mais força e destaque, à medida que as políticas públicas avançam na área. Em 2024, o estado do Ceará celebra 100 anos desde a exibição do primeiro filme creditado a um cearense e o Cineteatro São Luiz tem se dedicado a comemorar a 7ª arte local

O centenário é um marco atribuído ao cearense Adhemar Bezerra de Albuquerque, que deu início a uma rica tradição cinematográfica no estado com a exibição de seu filme “Temporada de Futebol Maranhense no Ceará”, no extinto Cine Moderno, em Fortaleza, no dia 15 de outubro de 1924. Em 2018, a data foi instituída como o Dia do Audiovisual Cearense, conforme a LEI Nº 14.166, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.

2024: Desde janeiro deste ano, o Cineteatro São Luiz tem celebrado o Centenário em diversas ações, começando com a inauguração da Sala Seu Vavá , mais nova integrante do circuito público de salas de cinema da Secretaria da Cultura do Ceará. O novo espaço amplia o acesso ao audiovisual no equipamento, que agora passa a contar com duas salas de cinema; a Sala Luiz Severiano Ribeiro, com 1.050 lugares, e a Sala Seu Vavá, com 45 lugares.

Em março, o São Luiz promoveu a mostra “L. C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”, em homenagem a um dos maiores produtores do cinema brasileiro, nascido na cidade de Sobral, Ceará.

O Cineteatro também realizou e apoiou importantes mostras e festivais locais e nacionais, tendo como parceiro instituições como a Cinemateca Brasileira , a Academia Brasileira de Cinema e o Instituto Cervantes, além de ter recebido mais uma edição do Sinistro Fest – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará, consolidando seu papel como referência no cenário exibidor brasileiro.

Programação especial: Entre 12 e 26 de outubro, a parceria com a Cinemateca continua. Dessa vez, o Cineteatro recebe a segunda edição da mostra “A CINEMATECA É BRASILEIRA”, com o título “Resistências Cinematográficas”, que também dá início à programação da 34ª edição do Cine Ceará, parceiro da iniciativa. Serão exibidos longas e curtas-metragens que revelam diversas abordagens da vocação democrática do país e sua resistência a retrocessos autoritários. Entre os filmes estão “Meu tio José” (2021) e “Jardim de guerra” (1968), além de “Arara: Um filme sobre um filme sobrevivente” (2017), que denuncia os horrores enfrentados pelos povos indígenas, e obras como “A opinião pública” (1966) e “Pra frente, Brasil” (1982), que contextualizam a atmosfera de opressão durante a ditadura.

Podcast Perfil de Cinema: Em outubro, está lançada nova iniciativa do São Luiz em parceria com a Rádio Universitária FM, o podcast Perfil de Cinema. O projeto destaca grandes personalidades do cinema brasileiro e cearense e suas contribuições para o audiovisual, como o historiador de cinema Ary Bezerra Leite. Ele é o primeiro entrevistado do programa e a conversa está dividida em dois episódios, o primeiro foi transmitido dia 13 e o próximo será dia 27, ao vivo na Universitária FM 107,9 e no canal de Youtube do Cineteatro São Luiz, às 14h. Todos os episódios ficam disponíveis nas plataformas virtuais de ambos os parceiros.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

STF: Cármen Lúcia inicia seu voto alinhado com Moraes no julgamento de Bolsonaro

MPCE é contra evento motociclista de manobra “grau” em Morrinhos e Marco

STF forma maioria para condenar Bolsonaro por tentativa de golpe

Bolsonaro condenado, Tarcísio livre? Por Emanuel Freitas

STF condena Bolsonaro a 27 anos: o fim de uma era?

Pequenos mistérios; Por Angela Barros Leal

PT de Camilo, Elmano e Evandro de mãos dadas com a Universal; Por Emanuel Teles

Condenação de Bolsonaro: quais são os próximos passos

Donald Trump. Foto: Isac Nobrega/Agência Brasil

EUA retiram tarifas sobre ferro-níquel e celulose brasileiros após queda nas exportações