
O fato; A Embraer fortaleceu sua presença no mercado japonês com a venda de 20 jatos e novas parcerias estratégicas durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país. O acordo, que envolve a aquisição de 15 aeronaves E-190 pela All Nippon Airways (ANA), com a possibilidade de mais cinco unidades, renderá cerca de R$ 10 bilhões à fabricante brasileira.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o acordo amplia as oportunidades da Embraer em outros mercados internacionais e impulsiona a capacitação da mão de obra brasileira para a aviação.
Biocombustível na aviação: As negociações também avançaram para o uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) no setor aéreo japonês. O combustível, produzido a partir de fontes renováveis como etanol da cana-de-açúcar, pode beneficiar a indústria sucroenergética brasileira e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
“Estamos trabalhando para que 10% do combustível da aviação no Japão seja feito de etanol, fortalecendo a sustentabilidade e impulsionando o agronegócio brasileiro”, afirmou Silvio Costa Filho.
Avião elétrico vertical: Outro avanço nas negociações foi no desenvolvimento do eVTOL, uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, conhecida como “carro voador”. O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que o Japão demonstrou interesse na tecnologia, ideal para cidades com trânsito intenso.
“Nosso objetivo é que o eVTOL entre em operação até o final de 2027”, disse Gomes Neto. Os motores elétricos do projeto são produzidos por uma joint venture entre a Embraer e uma empresa japonesa.