O cineasta cearense Karim Aïnouz, conhecido por A Vida Invisível, Madame Satã e Abismo Prateado, está atualmente com seu novo filme, Motel Destino, em exibição nos cinemas brasileiros. Rodado no Ceará após 12 anos de trabalho em outros estados e no exterior, o projeto marca seu retorno às raízes cinematográficas.
Em exclusiva, o diretor, logo de cara, anunciou que “foi uma experiência maravilhosa” voltar. “Filmar no Ceará foi um prazer imenso, especialmente após um longo período afastado”, afirmou Aïnouz, que não pisava em seu Estado por cinco anos.
“Voltei em 2023, quando o Brasil começava a se recuperar de uma crise política e social”, ressaltou o diretor, justificando sua partida provisória. O último trabalho que realizou na Capital cearense foi Praia do Futuro, protagonizado por Wagner Moura.
“Depois de filmar vários projetos, sendo o último no norte da Inglaterra, foi muito bom voltar a ter sintonia com os meus, foi muito mais alegre”, disparou sobre as filmagens de Motel.
No mesmo diálogo, Karim destaca a satisfação de ter trabalhado com uma equipe local “extremamente talentosa e dedicada”, composta majoritariamente por profissionais cearenses e membros do Porto Iracema das Artes, escola cultural de Fortaleza. “Tínhamos a mesma energia, a mesma rotina, a mesma alegria”, continuou.
Motel Destino
Segundo Karim, Motel Destino aborda personagens complexos e fraturados, refletindo uma sensação predominante no Brasil, que emergiu de um período de crise, tanto política quanto pandêmica. Dito isso, Aïnouz observa que o roteiro, escrito desde 2017, ganhou novas camadas com as filmagens realizadas em 2023.
“Filmar após um governo de extrema-direita e uma pandemia global trouxe uma nova vitalidade ao projeto. Os personagens refletem uma pulsão de vida e morte, capturando a essência do nosso tempo atual. (Contudo), é um filme muito bem humorado. É perigoso, mas, sim, bem engraçado”, explicou o diretor. “Se o filme tivesse sido lançado em 2017, sua essência seria diferente da que apresentamos hoje”, concluiu.
Quem é Karim?
Karim é um renomado diretor, roteirista e documentarista brasileiro, cuja carreira começou como co-roteirista de importantes filmes nacionais.
Ele trabalhou em títulos como Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles, Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), de Marcelo Gomes, e Cidade Baixa (2005), de Sérgio Machado.
Seu primeiro longa como diretor foi Madame Satã, que o estabeleceu como um cineasta de destaque. Seguiram-se O Céu de Suely e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, co-dirigido com Marcelo Gomes, ambos estreando na Mostra Orizzonti do Festival de Veneza.
Em 2011, O Abismo Prateado foi premiado como Melhor Diretor no Festival do Rio e teve sua estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Em 2014, Aïnouz lançou Praia do Futuro, que teve sua estreia na Competição Oficial do Festival de Berlim.
No mesmo ano, ele co-dirigiu Cathedrals of Culture, com Wim Wenders como produtor executivo, e que também estreou no Festival de Berlim. Aïnouz foi homenageado na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes e teve retrospectivas de seu trabalho na Espanha, Suíça, França e Estados Unidos.
Em 2012, integrou o júri da Cinéfondation e da Competição de Curtas-metragens no Festival de Cannes e participou do projeto Destricted.br. Além disso, foi jurado no Festival de Berlim e presidente do júri do Festival do Rio em 2014. Na televisão, dirigiu e escreveu a série Alice para a HBO América Latina, em parceria com Sérgio Machado.
Seus curtas e instalações foram exibidos em importantes instituições, como o Whitney Museum of American Art, MoMA, Bienal de São Paulo e Festival Videobrasil. Desde 2017, é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Em 2018, lançou o documentário Zentralflughafen THF, que ganhou o Prêmio Anistia Internacional no Festival de Berlim e foi exibido em mais de 50 festivais. Seu longa de 2019, A Vida Invisível, baseado no romance de Martha Batalha, ganhou o prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes.
Confira a entrevista completa:
Confira a crítica do filme:
O noir e a sensualidade de Motel Destino revelam a maturidade do Cinema Cearense