
O fato: Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, terá um novo porto seco, que integrará infraestrutura para tancagem de combustíveis, armazenamento de grãos e minérios, movimentação de contêineres, área portuária e usina solar.
O projeto, a ser desenvolvido pela Value Global Group, envolve um investimento de R$ 625 milhões e promete criar 1,3 mil empregos diretos e indiretos.
Estrutura e objetivos: O porto seco contará ainda com um heliponto e uma área administrativa, e se conectará à ferrovia Transnordestina, tornando-se um complexo logístico e industrial essencial para o desenvolvimento regional.
A instalação segue o modelo de grandes portos cearenses, como o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e o Porto do Mucuripe, que são referência em logística e movimentação de cargas.
Investimentos: Já com 12 pré-contratos firmados, o terminal multimodal atraiu o interesse de empresas de diversos setores, incluindo a Vibra (antiga BR Distribuidora). A previsão é que a estrutura comece a operar em 2026, gerando um faturamento anual estimado em R$ 2,5 milhões. A preparação do terreno para a construção teve início no dia 14 de outubro.