🔴Fatos da denúncia não foram negados na essência
“Os fatos que são descritos desde a denúncia e a referência acusatória à imputação não foram negados na sua essência.”
Isso indica que ela rejeita que os réus neguem os elementos centrais do que está sendo imputado — fortalecendo a acusação.
🔴Rejeição de preliminares da defesa
-
- Ela rejeitou teses como incompetência do STF e a alegação de “document dumping” (entrega em massa de documentos sem identificação) como forma de cerceamento.
- Foi enfática ao dizer “vou votar do mesmo jeito que sempre votei”, sinalizando consistência e que não será influenciada por debates de forma nem por divergências recentes.
🔴Expressões simbólicas fortes sobre democracia, passado e futuro
-
-
- Ela afirmou:
“O que há de inédito nessa ação penal é que nela pulsa o Brasil que me dói. A presente ação penal é quase um encontro do Brasil com seu passado, com seu presente e com seu futuro, na área de políticas públicas e órgãos de estado.”
- Ela afirmou:
-
Também disse: “Em nenhum lugar do mundo e menos ainda aqui não se tem imunidade absoluta contra o vírus do autoritarismo. Que se insinua insidioso, destilando seu veneno a contaminar liberdades e direitos humanos.”
🔴Lei para todos / responsabilidade penal
“Além do ineditismo do tipo penal a ser aplicado, abolição violenta do Estado Democrático de direito e Golpe de Estado, a circunstância de estarmos a afirmar que a lei é para ser aplicada igualmente para todos, responsabilidade penal é para ser apurada nos termos da legislação aplicada. E o que vier a ser apurado haverá de ser objeto de julgamento.”
Esse trecho sinaliza que ela dá importância à aplicação das normas penais sem distinções, inclusive para pessoas com poder ou prestígio.
🔴Expectativa e placar em aberto
-
- O placar atual — antes do voto dela — está em 2 a 1 a favor da condenação, com Moraes e Dino já votando pela condenação, Fux divergindo.
- Se Cármen Lúcia se aliar a Moraes e Dino, formará maioria para condenação de Bolsonaro e os demais réus.