Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) divulgou nesta sexta-feira, 10, seu boletim semanal referente ao cenário epidemiológico da COVID-19 na Capital, que afirma que a segunda onda chegou ao fim.
O relatório mostra queda acentuada na média móvel de casos registrados do novo coronavírus, caindo 75% em duas semanas, de 74,9 registros para 18,6 no documento atualizado nessa quinta-feira, 9.
O documento mostra ainda que a média móvel de óbitos oscilou para cima, indo de 0,9 para 1,1. Apesar disso, o número se mantém baixo e sinaliza que a segunda onda da pandemia chegou ao fim na Capital Cearense.
“Com base no atual padrão de mortalidade, pode-se afirmar que a segunda onda chegou ao fim. Tal cenário pode ainda ser alterado por um fator externo, como a dominância de novas variantes”, diz o boletim.
Distribuição dos óbitos
Com relação ao número de óbitos, a maior parte se concentra na Regional I, especialmente nos bairros Carlito Pamplona, Pirambu, Cristo Redentor, Floresta, Jardim Guanabara e outros.
“Outros clusters de alta concentração são identificados em bairros das regionais III (Quintino Cunha, Autran Nunes e Pici), IV (Vila União e Serrinha) e V (Grande Bom Jardim, Planalto Airton Senna, Parque São José e José Walter)”, destaca a SMS.