A M.Dias Branco registrou um aumento significativo no volume de vendas de produtos no 2º trimestre de 2024. O percentual foi de 11,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o relatório financeiro divulgado pela companhia. O montante considera massas e biscoitos.
Houve uma queda de 7,7% da receita líquida, totalizando R$ 2,6 bilhões. Na parte da Ebitda, R$ 336,8 milhões (retração de 10,6%), influenciados pela redução do preço
médio e aumento de custos e despesas.
O lucro Líquido cresceu 22,6% no 2T24 vs. 1T24 e retraiu 12,8% vs. o 2T23, em linha com o Ebitda.
“Após um período prolongado de queda no preço do trigo, que levou à redução dos preços dos nossos itens, especialmente aqueles de menor valor agregado, observamos uma inversão na tendência dos preços do trigo (em USD) a partir de março/24, simultaneamente à desvalorização do real. Diante desse cenário, nossos reajustes passaram a transitar no resultado a partir de junho/24”, disse a empresa no documento.
Biscoitos
No comparativo vs. o 2T23, a redução da receita deu-se pela queda do preço médio, principalmente nas subcategorias que acompanham os preços das commodities, como biscoitos cream cracker, maria maizena, e massa comum.
No 2T24, os lançamentos de biscoitos contribuíram com R$ 74,1 milhões de receita bruta, estável vs. o 2T23 e +18% vs. 1T24.
Farinha e farelo
Em farinha e farelo, destaque para a expansão dos volumes tanto na região de Ataque quanto na região de Defesa. No comparativo com o 2T23, a redução da receita líquida foi resultado da queda do preço médio, que acompanhou a tendência do preço do trigo. Em margarinas e gorduras, a redução da receita vs. o 2T23 deu-se principalmente pela queda do preço médio, que acompanhou a tendência dos preços do óleo de palma.