O fato: O Fortal 2025 chegou ao fim neste domingo (27) e reforçou seu papel como uma das maiores plataformas de geração de receita e visibilidade para o turismo cearense. Segundo levantamento da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a micareta atraiu cerca de 112 mil turistas de fora do estado, movimentando R$ 439,56 milhões em receita turística.
A pesquisa foi realizada durante a retirada dos abadás no Centro de Eventos do Ceará e revelou dados estratégicos sobre o perfil dos foliões. Com um público total estimado em 200 mil pessoas, o evento teve predominância de turistas (56,19%) sobre os cearenses (43,81%), sendo que, entre os locais, 75% eram de Fortaleza e 25% do interior.
A média de permanência dos visitantes foi de 5,3 dias, com um gasto diário de R$ 740,49. Isso resultou em um gasto per capita total de R$ 3.924,60, impactando diretamente setores como hotelaria, alimentação, transporte e lazer.
A origem dos turistas evidencia o alcance nacional do Fortal:
- Bahia liderou com 15,96% dos visitantes,
- seguida por São Paulo (11,74%),
- Pará (10,09%),
- e Minas Gerais (7,71%).
Ao todo, foliões de 23 estados brasileiros estiveram presentes em Fortaleza durante os quatro dias de festa.
Em relação à hospedagem, o levantamento mostrou que:
- 47% dos turistas utilizaram a rede hoteleira formal,
- 27,31% preferiram aluguéis por temporada, como o Airbnb,
- e 25,68% se hospedaram em casas de parentes ou amigos.
Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, o impacto vai além da festa: “O Fortal é muito mais do que uma festa: é uma engrenagem poderosa de geração de emprego, renda e visibilidade para o nosso destino. O impacto econômico de mais de R$ 439 milhões mostra como o Ceará está preparado para receber grandes eventos. Essa é uma diretriz que segue o compromisso do governador Elmano de Freitas com o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento regional e valorização da nossa cultura e hospitalidade.”