No Rastro da Azzurra; por Helder Ferreira de Moura

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A Seleção Italiana de Futebol, a Azzurra, ostenta quatro Copas do Mundo (1934, 1938, 1982 e 2006). Acompanhou a evolução do esporte desde os tempos em que ele ainda engatinhava até a era do futebol moderno e inflacionado. Pouco a pouco, o futebol perdeu o glamour, o amadorismo e deu lugar ao profissionalismo de mercado, transformando-se em um negócio de valores estratosféricos. Ouso dizer que não existe outra atividade no planeta com remunerações e volume de recursos tão astronômicos.
O que intriga, porém, é a decadência da Azzurra: fora de três Copas consecutivas (2018, 2022 e 2026) e eliminada ainda na primeira fase em 2010 e 2014. O título da Eurocopa em 2020 serviu apenas como uma cortina de fumaça para encobrir um problema profundo.

Analistas de sentinela apontam diversas causas:
Falta de renovação estrutural;
Presença excessiva de estrangeiros (o intercâmbio, que antes somava, passou a sufocar a base);
Crise institucional e instabilidade política;
Fatores demográficos e econômicos.

Não existe diagnóstico único para cravar a causa exata. Em décadas recentes, o futebol italiano, financiado por grandes corporações, era o mais atraente para os craques e referência em modelo de negócios. O cenário atual, contudo, é fruto de gestões fraudulentas em clubes e federações, salários inflacionados e queda drástica nos patrocínios. O fato é que a Azzurra continua a patinar.

E nós? Estaríamos na mesma situação se as nossas eliminatórias não fossem tão generosas?

O Brasil é pentacampeão mundial (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), mas vive hoje o seu maior jejum desde a conquista do primeiro título. Em 2023, registrou seu pior aproveitamento histórico (apenas 37%) e acumulou derrotas vergonhosas. Nas últimas

Copas, a Seleção não venceu um adversário de primeira prateleira. Em 2014, veio o inesquecível 7 a 1 no Mineirão, com 5 gols em 18 minutos.Na época, dizia-se que a Alemanha havia desenvolvido um modelo de formação imbatível que a manteria no topo por décadas. Não aconteceu. O futebol ignora a lógica matemática e é extremamente desobediente a modelos engessados.

As perguntas que não calam: Quais são as causas do nosso péssimo momento?

Descalabro na gestão da CBF e instabilidade administrativa (trocas constantes de comando e escândalos);

Falhas graves na formação de atletas e escassez em posições fundamentais;
Perda de identidade no estilo de jogo e jejum nos torneios de base;
Êxodo precoce de jovens atletas, que se distanciam da cultura e das raízes do futebol brasileiro;
Substituição do futebol intuitivo e de rua por atletas “industrializados” pelo marketing global.

Para qualquer atividade humana, exigem-se normas, regras e planejamento. Mas será que nas conquistas do passado o Brasil tinha tudo isso? Não. As reclamações da época eram gritantes: brigas entre Rio e São Paulo por hegemonia, falta de estrutura, desassistência aos jogadores, entre outros problemas.

Ainda assim, chamo a atenção para um ponto crucial: só ganhamos Copas quando tínhamos verdadeiros gênios , algo que hoje nos falta. Meu amigo Wilton Bezerra, grande comentarista, diverge dessa tese. O jogador que sai muito cedo do ninho não consegue voar alto; a pressão financeira pesa e falta maturação. Soma-se a isso a péssima gestão e uma imprensa que endeusa atletas de currículo raso.
Coincidência ou não, se a Azzurra e a Seleção Brasileira estivessem no mesmo continente, estariam trocando figurinhas na mesma sarjeta.

Helder Ferreira de Moura é Cirurgião Dentista, especialista em saúde pública, prótese dentária e ortodontia e ortopedia dos maxilares. Membro Fundador da Academia de artes e letras de Cajazeiras.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

O Brasil que não acabou: a escala 6×1 e a história das mudanças que prometiam o caos

Sócia da Fraport, Lufthansa compra metade da TAP e o Ceará pode ganhar uma nova ponte aérea com a Europa

Cláusula de barreira põe dois federais a mais no colo do PSB de Cid Gomes

Com aplausos, Kátia Abreu expõe incômodo no PT: “Paulistas sem voto” e “menos Janja, mais Alckmin”

Atlas/Focus para presidente no Ceará: Lula amplia vantagem e chega a 60,8%; Flávio tem 28,9%

Atlas/Focus: dobradinha Cid-Luizianne soma 59,6% dos votos válidos para o Senado

Atlas/Focus: Elmano 49,9% x Ciro 49,6% dos votos válidos; Ceará chega à urna separado por um fio

Focus/Atlas: Aprovação de Elmano vira a favor; Avaliação do governo melhora, mas continua dividida

Atlas/Focus: Cid e Luizianne nas duas primeiras posições no Senado; dupla abre vantagem sobre Wagner e Alcides

Atlas/Focus: Elmano avança entre os mais velhos e nas faixas de maior renda; Ciro concentra vantagem entre jovens

Atlas/Focus a seis dias da eleição: Elmano 49% x Ciro 47,6%

Coligação de Ciro Gomes tenta barrar pesquisa Atlas/Focus, mas TRE rejeita e impede censura

MAIS LIDAS DO DIA

Lula aceita condições de Flávio para quebra de sigilos; prazo dado pelo PT termina às 11h desta quinta

Mensagens indicam negociação de consultoria de CEO da Quaest com Banco Master por R$ 150 mil mensais

Passagens grátis para eleitores no Ceará disparam mais de 2.500% no 2º turno

Arrecadação federal soma R$ 239,4 bilhões em setembro, alta real de 5,62%

PoderData/Aya: Flávio tem 51% dos votos válidos, e Lula, 49%

Campanha de Flávio quer analisar documentos de Lula antes de abrir sigilos

Lula e Flávio Bolsonaro assinam acordo para abrir sigilos bancário, fiscal e telefônico

O debate dos debates; Por Ricardo Alcântara

Quem quer dinheiro para ser candidato? Por F. J. Caminha