Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fortaleza Empreendedora: a inspiradora história do vendedor de pipocas que tem uma “rede” de carrinhos e é palestrante do Sebrae

COMPARTILHE A NOTÍCIA

 

Cristiano Sousa da Silva, em entrevista para o projeto “Fortaleza Empreendedora”

Ludovica Duarte
luduarte@focuspoder.com.br
A busca por histórias inspiradoras de empreendedorismo nos levou ao pipoqueiro Cristiano Sousa da Silva, microempreendedor individual que, há 5 anos, tem a venda de pipoca como a principal geração de renda da família. No terceiro episódio da websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram”, o proprietário da Pipoca Show conta como superou dificuldades, legalizou seu negócio, buscou inovar com qualidade, criatividade e atenção ao consumidor para se destacar entre os concorrentes, e, atualmente, compartilha sua vivência em palestras para outros microempreendedores.
Natural de Mombaça, Cristiano é um dos muitos cearenses que saem do interior para buscar novas oportunidades na Capital. Com 33 anos e ensino médio completo, Cristiano já trabalhou como motoboy e em uma distribuidora de frangos e frios, mas foi como vendedor de pipoca que se transformou em uma referência para milhares de pessoas que todos os dias enfrentam o desafio de montar seu próprio pequeno negócio.
A falta de um ponto fixo era uma das principais dificuldades do início. “Ficava andando no calçadão, sem cadastro, correndo dos fiscais. Era ruim para as vendas, porque não tinha como atrair os clientes”, conta Cristiano. Conseguir um cadastro para atuar na Beira Mar era difícil, devido ao grande número de pipoqueiros já cadastrados. A solução veio de uma boa ação despretensiosa de Cristiano. “Um dia, encontrei um casal de idosos que vendia pipoca na Beira Mar e ajudei prestando os primeiros socorros ao senhor que estava passando mal. No final, a senhora disse que não dava mais para eles trabalharem e ofereceu o cadastro deles para que eu tivesse um ponto fixo”. Pouco tempo depois, Cristiano conseguiu a titularidade do cadastro e passou a atuar legalmente na Beira Mar.
Em 2016, adquiriu um carrinho novo através do projeto “Meu Carrinho Empreendedor”, da Prefeitura de Fortaleza. Trabalhando diariamente em uma área turística e com diversidade de serviços, Cristiano logo percebeu que precisava inovar para se destacar na grande concorrência. Passou a ouvir os clientes e pesquisar diferenciais para oferecer ao público. Investiu na qualidade do produto e usou da criatividade para atrair e fidelizar os clientes.
A Pipoca Show oferece uma variedade de coberturas e acompanhamentos, além de benefícios como wifi, carregador portátil, pagamento no cartão de crédito ou débito, cartão fidelidade e cardápio em inglês. Cristiano investiu também em kits de higiene (guardanapos, palito de dentes e bombom), álcool em gel e luvas descartáveis, fortalecendo a imagem do seu negócio com uma higiene impecável. “Tudo que tem na Pipoca Show é devido a demanda. Os clientes pediam e eu, na medida do possível, buscava atender”, conta.
O microempreendedor está sempre inovando, promovendo ações de marketing para atrair e fidelizar o cliente. No dia das crianças, distribui brinquedos como cortesia na compra de uma pipoca. Aos fins de semana, utiliza uma roleta de prêmios para conquistar o público, e nas mídias sociais da Pipoca Show (@cristiano_pipoca_show), além de divulgar a marca, realiza promoções e sorteios. Foi através das mídias sociais que Cristiano conquistou parcerias de negócio. A Pipoca Show recebeu patrocínio de algumas empresas que, em contrapartida, divulgam sua marca no carrinho de pipoca.
Em 2018, Cristiano capacitou e empregou mais um empreendedor. Montou um segundo carrinho com a identidade visual e diferenciais da Pipoca Show e, assim como ele, também atua na Beira Mar. A média de faturamento é de R$ 100 por dia em cada carrinho.
A marca está em expansão. Com o patrocínio de um casal de clientes do Rio Grande do Sul, Cristiano está montando o terceiro carrinho da Pipoca Show, capacitando e empregando mais um empreendedor. A terceira unidade da marca inicia atividades em julho deste ano, no Lago Jacarey, ponto turístico localizado na zona sul de Fortaleza.
O perfil empreendedor, a proatividade e a desenvoltura na comunicação fizeram com que Cristiano conquistasse outro espaço no mundo dos negócios. Com 5 anos de experiência, ele sentiu a necessidade de repassar seu conhecimento a outros empreendedores e buscou parceria com o SEBRAE para ministrar palestras, falando sobre inovação, criatividade, qualidade de atendimento e serviços, motivação pessoal e empreendedorismo.
“Nas palestras, busco mostrar que o empreendedorismo é um conjunto de fatores que pode lhe ajudar. Se você não se tornar um grande empresário, você vira uma pessoa melhor, mais organizada, mais focada. O empreendedorismo transforma. Uma das coisas mais importantes que conquistei é o reconhecimento do que eu era antes da Pipoca Show e da pessoa que sou hoje”, conclui Cristiano.

O projeto “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram” é uma realização da Focus.TV, com a direção geral de Fábio Campos, produção de Ludovica Duarte, filmagem e edição da ADJETIVA Vídeo Branding e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Libercard e Grupo Marquise, com apoio cultural da Assembleia Legislativa e Fundação Capistrano de Abreu.
Leia mais
+Assista ao primeiro episódio da websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram”
+Fortaleza Empreendedora: conheça a história de Severino Ramalho Neto que, de um momento desafiador, despertou para o empreendedorismo
+Severino Neto conta sua trajetória na estreia da série “Fortaleza Empreendedora”, nova produção do Focus.jor
+Fortaleza Empreendedora: conheça a inspiradora história de Ana Lúcia Mota na gestão da Cerbras
 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Com o aumento de voos para Paris, Ceará intensifica ações para atração de mais turistas europeus

Arrecadação federal em agosto atinge recorde histórico com alta de 11,95%

Instituições financeiras deverão criar alerta de golpes para transações atípicas no Pix a partir de 2025

Farol do Mucuripe em Fortaleza passará por restauração após 180 anos de história

Disputa acirradíssima no Crato, aponta pesquisa AtlasIntel

Datafolha: Nunes 27%, Boulos 26% e Marçal vai ficando pra trás em SP com 19%

Wagner: a religião no centro da disputa em Fortaleza?

Guimarães fala sobre suporte de Luizianne a Evandro: “Ela declarou que vai apoiar?”

Ibovespa fecha na mínima do dia pelo 2º dia, aos 133,1 mil pontos