
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) enviou nesta sexta-feira, 27, um ofício ao presidente Jair Bolsonaro questionando suas ações em relação ao enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus. O documento lembra que os municípios brasileiros estão adotando medidas de restrição social fundamentadas em orientações do ministério da Saúde.
“Essas medidas estão sendo adotadas em mais de 150 países, seguindo orientação da
Organização Mundial da Saúde (OMS)”, diz o texto. A FNP listou um cronograma de ações, desde a definição das novas regras e medidas do ministério da Saúde para evitar o avanço da doença, até a postura contrária tomada pelo chefe do Executivo ao criticar a atuação de governadores e prefeitos.
O documento ainda questiona se o Governo Federal orienta os entes subnacionais a suspender imediatamente as restrições de convívio social e em caso positivo, por meio de qual instrumento oficial haveria esse cancelamento. “Caso o convívio social seja suspenso, há previsão de diálogo federativo para a construção de uma estratégia para concretizar tal medida?”, indaga a FNP.







