
O fato: A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI) realizou, no dia 3 de dezembro de 2024, sua última reunião de associados do ano. Durante o encontro, foram apresentados os resultados da Pesquisa CNT Perfil Empresarial do Transporte Interestadual de Passageiros. A apresentação foi conduzida por Fernanda Rezende, Diretora Executiva Adjunta da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Modernização e representatividade no setor: De acordo com Paulo Porto Lima, presidente da ABRATI, a pesquisa reforça a importância das empresas do transporte regular de passageiros no Brasil. Ele destacou que a iniciativa trouxe maior transparência à estrutura e capacidade operacional do setor. “A pesquisa é de grande valor para o setor, tornando sua estrutura e capacidade operacional mais transparente para a sociedade”, afirmou.
Além disso, a reunião também contou com a participação da área de Comunicação e Marketing da ABRATI, representada por Letícia Pineschi. O debate focou nas expectativas para 2025, alinhando metas e estratégias para o fortalecimento do setor.
Homenagens marcam confraternização: À noite, a associação promoveu um jantar de confraternização, no qual foram realizadas duas homenagens especiais. Em parceria com a Marcopolo, a ABRATI celebrou cinco associadas que completaram 90 anos de estrada: Viação Catarinense, Expresso Princesa dos Campos, Auto Viação Progresso, Empresa Unida e Viação Garcia. A cerimônia incluiu a exibição de um vídeo histórico e a entrega de placas comemorativas por Ricardo Portolan, Diretor de Operações Comerciais da Marcopolo.
Outra homenagem foi dedicada às Mulheres do Transporte, em reconhecimento à sua contribuição para o setor. Desde abril, a ABRATI tem apoiado o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça no Setor, em parceria com o Ministério dos Transportes e o Ministério das Mulheres. Durante a cerimônia, Elbert Leonardo, VP da ClickBus, e Rodrigo Mont’Alverne, Gerente de Marketing do Expresso Guanabara, reforçaram a importância de promover a equidade com ações concretas e valorização efetiva.