Alunos de Itaitinga são semifinalistas de programa da Samsung com projeto de óculos para deficientes visuais

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Foto: Reprodução

O fato: Alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Francisco Aristóteles de Sousa, em Itaitinga, Ceará, foram semifinalistas no programa Solve For Tomorrow, promovido pela Samsung, com um projeto inovador focado na educação inclusiva. O protótipo desenvolvido, chamado “E-Vision”, visa auxiliar pessoas com deficiência visual em ambientes escolares, permitindo maior autonomia e participação nas atividades acadêmicas.

Contexto: A equipe, composta por quatro alunas e um aluno do segundo ano do curso técnico de redes de computadores, criou um óculos equipado com tecnologias de visão computacional e recursos de voz. O dispositivo ajuda na leitura de materiais impressos, descrição de ambientes e até na captura de fotos. O projeto nasceu da necessidade de oferecer acessibilidade a alunos com deficiência visual, especialmente após um ex-aluno enfrentar dificuldades em acompanhar materiais pedagógicos.

O professor de robótica e orientador do projeto, Francisco Rodrigo Castro Pereira, explicou que o E-Vision foi pensado para que os estudantes deficientes visuais possam se envolver em atividades práticas sem depender de colegas. O protótipo, desenvolvido com a linguagem de programação Python, está em fase de testes com voluntários, e os alunos estão participando de mentorias para aprimorar o dispositivo.

Impacto: O projeto de Itaitinga foi destacado por sua contribuição à educação inclusiva e seu potencial impacto na qualidade de vida de pessoas com deficiência visual. Segundo Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, o Solve For Tomorrow tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas com relevância social. Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, elogiou a equipe por colocar a ciência e tecnologia a serviço da justiça, diversidade e equidade.

Perspectivas: A equipe de Itaitinga pretende expandir a iniciativa para outras escolas do Ceará, levando a tecnologia inclusiva a mais estudantes. Para os alunos e o professor, estar entre os semifinalistas do Solve For Tomorrow reforça a importância do projeto e dá visibilidade ao trabalho realizado na escola pública.

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