O Ceará é o Estado mais competitivo do Nordeste. É o que revela pesquisa elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CPL) em 2023, divulgada nesta quarta-feira, 23.
Na colocação geral, no Brasil, o Estado figura em 12º lugar. Ganhou uma posição em relação ao ano passado.
Quem lidera o ranking é São Paulo, seguido de Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goías, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O Estado da região Nordeste mais próximo do Ceará é a Paraíba, em 13º. O último do ranking é o Acre.
Para chegar ao resultado, foram considerados uma série de indicadores, entre eles Educação, Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Potencial de Mercado, Inovação, Segurança Pública, Eficiência da Máquina Pública e Infraestrutura e Sustentabilidade Social.
Potenciais e desafios
O Estado é o 4º em Educação (índice de oportunidade da educação), 6º em Solidez Fiscal (gastos com pessoal, índice de liquidez) e o 12º em Sustentabilidade Ambiental (velocidade de desmatamento, preservação da vegetação pelos imóveis rurais)
Contudo, os “desafios puxam o Estado para o meio da tabela. São eles: 19º em Capital Humano (custo da mão de obra, inserção econômica); 18º em Potencial de Mercado (comprometimento de renda, qualidade de crédito para pessoa física); e 17º lugar em Eficiência Pública (índice de transparência, custo do Legislativo/PIB).