Desembargadora Fernanda Uchôa de Albuquerque toma posse como presidente do TRT-CE

COMPARTILHE A NOTÍCIA

dois homens e uma mulher de toga, faixa e medalha
Desembargador Francisco José, desembargadora Fernanda Uchoa e desembargador João Carlos Uchoa do Tribuntal Regional da 7 Região. Foto: Divulgação.

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), em sessão solene realizada na última sexta-feira (13/12), empossou seus novos dirigentes para o biênio 2025-2026. A desembargadora Fernanda Uchôa de Albuquerque tomou posse como presidente, o desembargador Francisco José Gomes da Silva foi empossado vice-presidente e o desembargador João Carlos de Oliveira Uchôa como corregedor-regional. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Elmano de Freitas, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Veja mais fotos aqui.

Em seu discurso de posse, a nova presidente do TRT-CE falou sobre os desafios no atual cenário, com aumento do volume de processos, carência de pessoal e a exigência cada vez maior por celeridade. “Ainda assim, a história da Justiça do Trabalho é de superação e adaptabilidade. Assumo esta Presidência ciente de que não há soluções mágicas, mas sim estratégias bem pensadas, metas claras e trabalho conjunto”, frisou.

Sobre as prioridades de sua gestão, a desembargadora Fernanda Uchôa afirmou que promoverá a valorização das pessoas, o fortalecimento das parcerias institucionais, a inovação orientada pela efetividade da gestão, a comunicação transparente e o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Segundo a magistrada, esses princípios inspiram a continuidade da reforma administrativa, com redistribuição da força de trabalho, criação de cargos e atenção à saúde física e mental dos que atuam no Tribunal.

A presidente também disse que vai priorizar a implantação de novos fóruns, como os de São Gonçalo do Amarante e de Sobral, além de fortalecer a Ouvidoria da Mulher, criada na atual gestão. Também pretende enfrentar as demandas repetitivas com políticas de uniformização jurisprudencial e apoio tecnológico, garantindo coerência e previsibilidade. “Ao final da minha gestão, espero que possamos afirmar com segurança que o tempo de espera por uma decisão reduziu-se consideravelmente, tornando-se mais justa e adequada às necessidades dos jurisdicionados.”

Deixa a presidência do órgão, o desembargador Durval César de Vasconcelos Maia. Em sua fala de despedida do cargo, ele destacou as qualidades técnicas da recém-empossada, ressaltando seu profundo conhecimento sobre a Justiça do Trabalho. “A nova presidente do TRT da 7ª Região se ornamenta de requisitos que lhe capacitam para o exercício do cargo para o qual é empossada. Estou certo que a equipe diretiva ora empossada, considerando-se a competência, o conhecimento e a sabedoria que caracterizam a desembargadora-presidente, fará uma administração da mais alta qualidade e conduzirá o Tribunal a merecidos lugares de destaque no cenário nacional.”

Também foram empossados o desembargador Paulo Régis Machado Botelho, para seu segundo mandato como diretor da Escola Judicial do TRT-CE; o desembargador Clóvis Valença Alves Filho como o vice-diretor da Escola; os desembargadores José Antônio Parente da Silva e Plauto Carneiro Porto como ouvidor-geral e ouvidor substituto, respectivamente.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Chagas Vieira entra no jogo e embaralha o xadrez governista

Morte de Mario Vargas Llosa, o liberal, marca o fim de uma era na literatura latino-americana

Kristalina, Ph.D., CEO e… “mulherzinha” para Lula

Izolda na Califórnia e uma estridente conta política no Ceará

Tarifaço de Trump transforma a economia global em drama

Como Trump pode turbinar o protagonismo da China

O clássico britânico David Ricardo é cancelado em Washington

Nem censura estatal, nem patrulha ideológica: Obama pede nervo às universidades

Pesquisa Quaest: Lula segura a ponta, mas perde fôlego

Análise da pesquisa: Lula sangra e governadores aliados entram em alerta

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

MAIS LIDAS DO DIA

Governo projeta salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com ganho real de 2,5%

Brasil bate recorde com mais de 1,4 milhão de novos pequenos negócios em 2025