O fato: O nicho de apartamentos supercompactos, que antes era uma exclusividade de São Paulo e Rio de Janeiro, agora é uma realidade em Fortaleza. Com o crescimento da Capital, que se consolidou como a maior economia do Nordeste, imóveis com tamanhos menores têm se tornado cada vez mais comuns no mercado local.
Principais características: De fácil adaptação para locações de curta, média e longa temporada, esses imóveis oferecem alta rentabilidade. A flexibilidade e os baixos custos de manutenção também são outros atrativos. Logo, a demanda por esses imóveis é especialmente alta entre pessoas de 29 a 49 anos, que buscam praticidade e independência, frequentemente em áreas centrais e bem estruturadas.
Como são esses imóveis: Segundo o diretor da Imobiliária Alessandro Belchior, Germano Belchior, os apartamentos compactos têm se tornado uma opção de alta demanda, tanto para locação quanto para venda. A principal característica desses empreendimentos é sua localização, em bairros com infraestrutura de alta qualidade, atendendo à necessidade “de pessoas com um estilo de vida moderno”.
Esses imóveis pequenos, mas funcionais, oferecem uma série de facilidades, como lavanderias compartilhadas, e alguns nem sequer possuem vaga de garagem. Outros, já entregues mobiliados, oferecem praticidade e conveniência, embora não sejam uma tendência predominante no mercado.
“Esse tipo de imóvel atrai especialmente o público jovem e aqueles que chegam a Fortaleza para estadias temporárias, como profissionais e estudantes que permanecem na cidade por um ano ou mais. Em cidades maiores como São Paulo, é comum encontrar esses empreendimentos próximos às universidades, atendendo às necessidades de estudantes”, detalhou.
Fortaleza: De acordo com Eduarda Dubeux, diretora Comercial, de Marketing e CX da Moura Dubeux, o mercado imobiliário mudou muito ao longo dos anos. “Hoje temos um mix de serviços maior para diversos tipos de público. Isso sintetiza esse novo momento. E, no caso da Moura Dubeux, oferecemos a linha Beach Class, uma das mais procuradas em nosso portfólio”, destacou.
“Acreditamos que o sucesso desse produto se deve por agregar praticidade, atendendo aos novos anseios dos clientes e proporcionando uma experiência muito positiva. Conseguimos unir em um só tipo de produto bons empreendimentos, localização estratégica, mix de serviços e possibilidade de geração de renda, podendo ser usada como segunda residência” seguiu.
Segundo a diretora, a empresa entendeu que incorporadoras não podem enxergar o mercado imobiliário como um espaço de um tipo de produto apenas. “Pelo contrário: é importante entender os múltiplos anseios que os consumidores possuem e agregar soluções”, seguiu.
Mercado: Para ela, o Ceará tem um mercado bastante aquecido, com público de alto padrão buscando empreendimentos mais rebuscados, mas também existem pessoas que buscam usar o imóvel como um investimento, bem como uma classe média ávida por imóveis que atendam seus anseios.
Diferencial: As diferenças mais perceptíveis dizem respeito ao tamanho e cômodos. “Entretanto a qualidade é a mesma, seja o apartamento no menor ou maior tamanho. Dentro da linha Beach Class temos de apartamentos studio a unidades maiores com dois quartos”, pontuou.
“Em comum há projetos pensados para proporcionar uma vida prática, com infraestrutura de serviços e comodidades, como recepção, restaurante, academia, lavanderia, minimarket, dentre outros. Aliado a isso, buscamos localizações estratégicas em regiões valorizadas da cidade”, enfatizou Eduarda.
A linha Beach Class no Ceará tem empreendimentos em Fortaleza (concluído), Unique, Meireles (em fase final de construção), Porto das Dunas, Cumbuco e Iracema. O preço médio do metro quadrado é está entre R$ 10.000,00 e 12.000,00.
Outra marca: Outra construtora que segue essa tendência é a J. Simões, que em breve lançará o J. Studios Skyline, um novo empreendimento com apartamentos compactos. Localizado na Aldeota, o prédio terá quase 100 metros de altura. Os apartamentos, desse modo, variam de 24,51 m² a 44,26 m², com opções de até dois quartos.
Seis motivos para investir em apartamentos compactos:
1. Prédios Modernos
Imóveis compactos vêm com projetos arquitetônicos inovadores que maximizam o uso do espaço e atendem ao estilo de vida moderno.
2. Infraestrutura Completa
Esses empreendimentos oferecem áreas de lazer e serviços compartilhados, como piscinas, coworking, lavanderia e rooftops.
3. Adequação ao home office
Com a valorização do home office, os espaços de coworking em condomínios residenciais se tornaram grandes atrativos para profissionais que trabalham remotamente.
4. Despesas menores e manutenção simplificada
Os apartamentos compactos geram menos custos, com IPTU mais baixo e menor necessidade de manutenção devido ao seu tamanho reduzido e projeto eficiente.
5. Valorização pela mobilidade
Com a crescente demanda por soluções de mobilidade urbana, muitos empreendimentos compactos estão localizados em áreas bem servidas por transporte público e ciclovias.
Construtora lançará prédio com quase 100 metros de altura e apartamentos de 24 m² na Aldeota