Maurício Xerez: Traços de uma vida maior; Por Luiz Pontes

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Conversa entre velhos amigos: Luiz Pontes, Cláudio Rocha, Mauricio Xerez e Tasso Jereissati.

Esta semana, perdi um amigo e o Ceará perdeu um grande homem: Maurício Xerez. Nos conhecemos na juventude, quando nos encontrávamos com frequência na fazenda de Irauçuba da minha tia Zilmar, irmã de minha mãe. Na época, apesar da diferença de idade de 10 anos entre nós, mantínhamos uma amizade e boa sintonia, que se estendia também aos meus país. Em 1973, Maurício era considerado um partidão – jornalista, marchand, um intelectual que circulava bem em todas as áreas e namorava minha prima Lena Vidal Marcílio, com quem viria a se casar.

Mas a vida, generosa em encontros, ainda nos juntaria de novo. Já em Brasília, em plena lua de mel, sofreu um acidente de trânsito e foi passar uns dias em nosso apartamento. Como sempre, ele não largava seus quadros e estava com várias telas do pintor Chico da Silva, que se destacava com sucesso nas artes plásticas cearense. Na ocasião, ele me perguntou se gostaria de vender algumas das obras para as esposas dos deputados e tive a ideia de oferecer os quadros nas embaixadas. Convidei um amigo meu, Eustáquio, para sócio na empreitada. Seu pai era vice-presidente da Câmara dos Deputados à época e acabou dando certo. Vendemos todos os quadros. Ali, vi outro lado de Maurício: o marchand, o homem que sabia reconhecer beleza, talento e potencial. Sua sensibilidade era refinada, uma mistura rara de faro jornalístico com o olhar apaixonado de quem vê arte onde os outros só veem cor.

Maurício foi muito mais do que apenas um jornalista. Foi um visionário. Escolhido a dedo por Edson Queiroz para liderar a implantação do Diário do Nordeste em 1981, mostrou-se não só um comunicador de excelência, mas um construtor de legados. Também foi vice-prefeito de sua amada Ipu, plantou uvas em sua terra natal com o mesmo cuidado com que plantava ideias — e colheu, ao longo da vida, o respeito e admiração de todos que cruzaram seu caminho.

Aos seus filhos, Irma e Rafael, fica o maior exemplo: o de um pai íntegro, trabalhador, com caráter à prova do tempo. Vocês tiveram, e ainda têm, muito orgulho do homem que ele foi. Honrar sua memória é seguir o caminho que ele traçou com tanto amor e dedicação.

Maurício era artista por dentro. Pintava a vida com coragem, com emoção, com propósito. Tinha o coração grande e o pensamento inquieto. Um desses seres raros que deixam uma marca em tudo que tocam.

Hoje, quando penso nele, não penso na dor da perda, mas no privilégio do encontro. De termos cruzado caminhos em momentos tão ricos da vida. E de saber que, onde quer que esteja, ele segue com a tranquilidade de quem viveu como poucos: intensamente, com elegância e verdade.

Vai em paz, Maurício. Irauçuba, Ipu, Fortaleza, Brasília e o Ceará inteiro ainda ouvirão o eco do que você foi. E nós, que tivemos a sorte de conhecê-lo, vamos carregar para sempre a sua memória.

Luiz Pontes foi presidente da Assembleia, senador e secretário de Estado.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza domina Enem 2025: capital ocupa as 3 primeiras posições do BR e tem 4 escolas entre as 10 melhores

Ibmec chega a Fortaleza e firma Ceará como polo nacional de educação, inovação e negócios

Pesquisa Atlasintel Piauí 2026: eleição praticamente resolvida a favor do PT

Pesquisa Focus Poder/Atlasintel explica decisão de Ciro e PSDB de manter distância de Flávio

PSD dos “Domingos” leva Comissão de Orçamento do Congresso e reforça musculatura para a vice no Ceará

Focus/Atlasintel: Lula abre larga vantagem no Ceará e reforça ativo eleitoral de Elmano para 2026

Pesquisa Focus/Atlas para o Senado Ceará: Cenários embolados com Cid favorito; sem sua candidatura, Luizianne salta

Pesquisa Focus Poder + Atlasintel: Ciro e Elmano empatam na corrida ao Governo

UFC entra no Top 15 nacional de patentes e reforça posição como polo de inovação

Governo do Ceará: Pesquisa Focus Poder/AtlasIntel será divulgada nesta segunda-feira

PIX vira vitrine global: fundador do Web Summit diz que sistema brasileiro “destrói monopólios” e inspira o mundo

Em meio à batalha judicial, Eneva e Diamante iniciam investimento de R$ 6 bi em energia e infraestrutura no Pecém

MAIS LIDAS DO DIA

Vídeos: Michelle faz ataque frontal a Ciro Gomes e transforma Ceará no epicentro da crise do bolsonarismo

PF faz nova operação sobre fraude de R$ 54 bilhões na Americanas

Mercado imobiliário movimenta R$ 3,9 bilhões e vendas crescem em Fortaleza e RMF

Agro lidera exportações do Brasil para o Reino Unido, que já somam US$ 1,7 bilhão em 2026

Alece realiza sessão solene para entrega da Medalha Virgílio Távora a Cid Gomes e Camilo Santana em 3 de julho

Os Negócios que a IA Está Apagando do Mapa (e Quase Ninguém Percebeu)