O fato: A primeira viagem da ferrovia Transnordestina deve ocorrer em outubro, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho. O trem inaugural vai transportar milho do Piauí com destino ao Ceará, marcando um passo histórico na maior obra linear em execução no Brasil.
A Transnordestina começou a ser construída em 2006, mas enfrentou paralisações e retomadas ao longo dos anos. Desde 2023, as obras ganharam ritmo com novos investimentos federais. O projeto prevê 1.753 km de extensão, interligando Piauí, Ceará e Pernambuco. Até agora, 33% da segunda fase foi concluída no trecho de 151 km entre Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo, no Piauí.
Estrutura: A ferrovia demanda uma das maiores mobilizações de engenharia do País: 186 milhões de m³ de terraplanagem, 143 pontes e viadutos, 65 km de bueiros, 2,2 milhões de dormentes, 209 mil toneladas de trilhos e 3,2 milhões de m³ de brita. A produção diária chega a 4,8 mil dormentes e 4,5 mil m³ de brita.
Impacto: O governo aposta que a Transnordestina será estratégica para o escoamento da produção agrícola da região, principalmente milho e soja, aumentando a competitividade do agronegócio nordestino e reduzindo custos logísticos.