Proenergia Summit 2023: com a descarbonização em pauta, evento coloca o Ceará no centro das energias renováveis

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Luís Carlos, presidente do Sindienergia Ceará. Foto: Divulgação

Idealizado e executado pelo Sindienergia Ceará, em parceria com a FIEC e o Sebrae, o primeiro dia do evento Proenergia Summit 2023 ocorreu na manhã de hoje, quarta-feira, 20, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará.

A iniciativa, que tem crescido a cada ano, segue acompanhando a evolução contínua do setor de energia, como enfatizou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, que, no momento, representava o governador do Estado, Elmano de Freitas.

“Com muita honra, represento o governador Elmano de Freitas na abertura da 5ª edição do Proenergia Summit 2023, no centro de eventos do Ceará”, disse. “Este ano, o evento traz discussões sobre descarbonização, reunindo líderes, empresários e acadêmicos. Motivo o suficiente para celebrar”, enfatizou.

O Proenergia Summit 2023 retorna, ainda segundo Salmito, maior nesse ano. “Que evento te garante explorar as tendências do setor, como hidrogênio verde, ESG, energia eólica offshore e muito mais?”, questionou em tom comemorativo. “Estamos aqui para evoluir, não só o Estado e a Região, mas o País como um todo”. Essa edição conta com uma área equivalente ao dobro do espaço do ano passado, justamente no intuito de suportar mais stands e convidados.

Público presente no Proenergia Summit 2023. Foto: Divulgação

“Isso ocorre diante da curva cada vez mais ascendente do potencial energético cearense e do seu protagonismo no cenário nacional e mundial”, explicou o presidente do Sindienergia, Luís Carlos, que, em seguida, antecipou um público de cerca de 5 mil pessoas neste ano, que conta com uma “proposta totalmente focada em experiências e discussões diversas em torno do momento atual de transição energética, reunindo grandes players, empresários e academia”.

“Além de espaços voltados para realização de negócios, com uma estruturada Rodada de Negócios, o evento colocará em evidência o que há de mais moderno no setor, como hidrogênio verde, abertura de mercado, ESG, geração distribuída, eólica offshore, cidades inteligentes, dentre outros temas”, enfatizou o presidente.

Também foi destacado também uma novidade para essa edição. Em parceria com o HUB de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE), foi possível encontrar a participação de startups que apresentaram suas ideias inovadoras para o setor de energia em pitchs durante o evento.

“Aqui, encontraremos temas atuais e desafiadores. Geração centralizada, solar, eólica são só alguns exemplos. Vale a pena acompanhar de perto justamente para que a gente saia daqui bastante atualizado em relação ao tema de hidrogênio verde também”, celebrou o presidente.

“A ideia central é a de levar ainda mais conhecimento e atualizações para o Proenergia, além de insights e realização de possíveis negócios para incremento das ideias às empresas” celebrou Luís Carlos.

Paulo Câmara, presidente do BNB. Foto: Divulgação

A programação dos sete painéis do evento conta com grandes nomes, como o da vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bárbara Rubim; do Economista Sênior de Energia do Banco Mundial, Carlos Antônio Costa;  do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara; do Gerente executivo de Regulação e Capacitação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Cesar Pereira; do Gerente de Comercialização de Energia e de Novos Negócios na AES Brasil, José Carlos Reis; do Presidente do Conselho na Comerc Energia, Cristopher Vlavianos; do Diretor de Gestão de Energia e Operações Térmicas da Neoenergia, David Benavent Del Prado; do Diretor de Desenvolvimento de Negócios da bp, Adriano Burger; do Diretor de Operações na Qair Brasil, Gustavo Silva; do Diretor de Transição Energética da América Latina da Air Liquide, Lucas Rodriguez Rosas; do Head of Business Development for Industries da Siemens, Valdeir Ribeiro Soares; do deputado federal Danilo Forte, presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis; do Secretário Executivo da Indústria na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Ceará (SDE), Joaquim Rolim; da Diretora de Relações Institucionais na Ambiental Ceará, empresa da AEGEA Saneamento, Maria Águeda Muniz, entre outros. A palestra de fechamento do evento deve contar com representantes da BloombergNEF e do Banco do Nordeste.

Dentre as empresas que confirmaram presença e apoio ao Proenergia Summit 2023, estão a AES Brasil, a bp, Enel Trading, Neoenergia, Sou Energy, B&Q, Ceneged, 55 Energy, Qair, Sirtec, Comerc Energia e 2W Ecobank. Também estarão juntas na iniciativa instituições como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), SESI, Banco do Nordeste, entre outras.

Troféu Jurandir Picanço

Entrega do Troféu Jurandir Picanço. Foto: Divulgação

Luís Carlos antecipou também a entrega do Troféu Jurandir Picanço. “Essa honraria tem o intuito de homenagear, anualmente, durante o Proenergia Summit, personalidades que contribuem para o desenvolvimento do setor de energia no estado e no país”, lembrou.

“Neste ano, “foi unanimidade nossa escolha”: “o grande homenageado será o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante”. A homenagem ocorre, segundo as palavras do presidente, em consequência à sua atuação pioneira e firme em prol da nova fronteira de desenvolvimento socioeconômico do Ceará e do Nordeste, que é a produção do Hidrogênio Verde.

“Fico realmente muito feliz. Trabalho 13 horas por dia. E foi na apresentação que notei como tenho me dedicado. É o que a minha família tem dito, inclusive. Preciso dar uma diminuída na rotina, mas, é inegável, vivemos um ótimo momento em relação ao hidrogênio verde”, apontou.

Criação da Abraenergias

Um dos pontos altos da edição deste ano foi o lançamento da Abraenergias, associação que está sendo articulada pelos principais sindicatos de energia do país.

Célio Eustáquio, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Energia, aproveitou o momento e celebrou. “Gostaria de parabenizar Luís Carlos pelo belíssimo evento que envolveu tantos personagens relevantes. Isso mostra a potência e a força do Ceará”, disse.

“A Abraenergias tem a finalidade de congregar sindicatos e entidades do setor de energia. É uma associação que julgo bastante relevante, visto que vai unir os players mais importantes do segmento”, detalhou. “A ideia é procurar soluções em todos os ângulos”, disse.

“Nada melhor do que apresentar o nosso conceito de associação do que neste evento, rodeado de figuras interessadas e motivadas a evoluir a nossa energia brasileira”, celebrou.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

MP Eleitoral não acata pedido de prisão de Ciro, mas pede restrições cautelares

PDT fluminense sonha com Ciro para disputar Governo do Rio de Janeiro

Turismo brasileiro registra maior faturamento da série histórica e soma R$ 108 bilhões no semestre

Fux diverge de Moraes e Dino e vota por anular processo da trama golpista no STF

A última jogada do STF no tabuleiro do Golpe de 8 de janeiro – Moraes (rainha) já apontou o ex-rei (Bolsonaro) como chefe do golpe; Fux (bispo) tenta anular tudo

Fortaleza registra deflação de 0,07% em agosto com queda de energia e alimentos

Ceará inaugura terminal multimodal de cargas frias no Pecém com investimento de R$ 105 milhões

Quando o sentido chega depois; Por Gera Teixeira

E agora, Padre Melchior? Por Paulo Elpídio de Menezes Neto