
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Foi com a intenção de reunir conhecimento para proporcionar um destino melhor a alunas de escolas públicas que a estudante Sabrina Cabral Souza, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, criou o “Ruma”, um dos projetos vencedores do Mude o Mundo como uma Menina.
Esse é o segundo prêmio que a estudante conquista em menos de um mês. Em outubro, Sabrina foi classificada na 1ª London Leadership Competition como uma das principais lideranças juvenis no Brasil. Agora, foi uma das cinco vencedoras do Desafio Juntas Somos Força, da segunda edição do Prêmio Mude o Mundo como uma Menina, organizado pela Força Meninas, plataforma educativa com foco no empoderamento feminino e na igualdade de gênero.
O Desafio, categoria inédita na premiação, foi criado no contexto da pandemia da COVID-19 com o objetivo de incentivar jovens que estão começando a desenvolver ideias transformadoras.
O Ruma consiste na capacitação de meninas e pessoas LGBTQ+ alunas de escolas públicas do Nordeste brasileiro que tenham interesse na área de STEM (sigla em inglês usada para identificar uma abordagem integrada das disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática).
A intenção, segundo Sabrina, é inserir as estudantes nessa área de conhecimento incentivando projetos e intervenções em suas comunidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, são alguns dos pilares do projeto: igualdade de gênero, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, e parcerias e meios de implementação para o desenvolvimento sustentável.







