
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Os investidores da primeira refinaria de petróleo, que deverá ser instalada no Complexo do Pecém, foram recebidos, na tarde da última quarta-feira, 25, pela governadora Izolda Cela. Acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, e da executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, a governadora conversou com Gabriel Debellian, co-investidor e diretor da Refinaria de Petróleo do Pecém (RPP), Márcio Dutra, investidor principal e CEO da RPP, e com Richard Robert, advogado e co-investidor israelense.
A Refinaria de Petróleo do Pecém (RPP) está na fase de desenvolvimento e aguarda as licenças ambientais para começar, de fato, a construção. Já na fase de construção, o projeto deverá gerar 3 mil empregos. Em funcionamento, serão 150 empregos diretos altamente qualificados. Entretanto, a operação deve iniciar em 2027.
O secretário Maia Júnior, a partir disso, lembrou que abrigar uma refinaria de petróleo é uma intenção muito antiga do Ceará. “Há décadas que os governantes tentam atrair uma refinaria e, desta vez, acredito que o avanço no processo é a boa governança que o Estado vem demonstrando e a logística bem estruturada, tendo como exemplo o Complexo do Pecém”, disse Maia.







