Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

A advocacia: pilar essencial na democracia e no mercado. Por Erinaldo Dantas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Por Erinaldo Dantas
Post convidado

O mês de agosto, dedicado à advocacia, nos convida a refletir sobre o papel central que os advogados e advogadas desempenham na sociedade. A advocacia não é apenas uma profissão, mas sim uma vocação que exige compromisso, ética e, acima de tudo, uma profunda dedicação à defesa dos direitos e garantias individuais. A presença ativa destes profissionais é essencial para a manutenção do Estado Democrático de Direito, pois são eles que, no cotidiano de seu trabalho, asseguram que a justiça seja efetivamente acessível a todos.

No atual cenário, a advocacia enfrenta desafios significativos, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico. A transformação digital impacta todas as áreas do conhecimento, e o Direito não é exceção. Ferramentas como inteligência artificial, automação de processos e plataformas de gestão estão se tornando parte integrante da rotina dos profissionais do Direito. Essas inovações trazem a promessa de mais eficiência e agilidade, mas também exigem uma adaptação constante e uma capacitação contínua.

Entretanto, apesar dos avanços tecnológicos, o valor humano do advogado continua insubstituível. A capacidade de entender o contexto de um conflito, de mediar relações e de interpretar a legislação de forma justa e ética são atributos que nenhuma tecnologia pode replicar. Somos antes de tudo, defensores dos valores democráticos e dos direitos fundamentais, atuando como um verdadeiro guardião da justiça.

Nesse contexto, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) desempenha um papel essencial. Ao longo dos anos, a Ordem Cearense tem se destacado por sua atuação firme na defesa das prerrogativas da advocacia e na luta pela valorização dos profissionais do Direito. A presença constante da Ordem nas mais diversas frentes de atuação jurídica e social é um fator determinante para o fortalecimento da democracia em nosso estado.

É através do fortalecimento da OAB-CE que se garante um ambiente propício para que possamos exercer nossa profissão com independência e segurança. Além disso, a instituição tem sido fundamental na promoção de ações voltadas para a capacitação do advogado e advogada, preparando-os para os desafios do mercado e da tecnologia. Em um cenário de constantes mudanças, é a união da classe, sob a liderança da Ordem Alencarina, que assegura a solidez da advocacia como instituição fundamental para a democracia.

Neste mês em que celebramos a advocacia, é imprescindível reafirmar o nosso compromisso com a defesa intransigente dos direitos da sociedade e com a promoção de uma justiça acessível e equânime. Mais do que nunca, o papel do advogado e da advogada se mostra indispensável na construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde o Direito não seja apenas uma letra morta, mas uma prática viva e atuante na defesa dos interesses de todos.

Erinaldo Dantas é advogado e atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

Cazuza inédito: livro revela 27 poemas do cantor que morreu em 1990

Musk dribla bloqueio determinado por Moraes e x volta a funcionar no Brasil

X afirma que restauração da rede social no Brasil foi ‘involuntária’

Corte de juros nos EUA veio um pouco atrasado, diz Haddad

Dólar cai para R$ 5,46 após redução de juros nos EUA

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

CW 26%, Sarto e André 21%, Evandro 18%, diz Pesquisa Ideia