É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O cenário atual:
Os últimos levantamentos tanto do Datafolha quanto da Ideia indicaram poucas mudanças no cenário eleitoral em Fortaleza em um espaço de tempo de um mês entre uma pesquisa e outra. Ambas apontaram estabilidade nas intenções de voto, sem variações significativas. Veja aqui texto do Focus Poder a respeito.

O que esperar?
A grande questão agora é: como virá a nova pesquisa AtlasIntel, contratada pelo Focus Poder? O resultado será divulgado ao vivo, nesta quinta-feira, nas redes sociais do Focus Poder, a partir das 18h30.

Por que importa?
Com os levantamentos anteriores mostrando estabilidade, a nova pesquisa AtlasIntel pode confirmar essa tendência ou apresentar um quadro bem diferente, trazendo novos elementos para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

Vá mais fundo: a Atlas tem na sua metodologia um diferencial relevante quando comparada às outras pesquisas. O instituto, com sede no Rio e em São Paulo, faz as pesquisas via WEB utilizando o modelo de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), o que envolve a coleta de dados por meio de plataformas digitais, como redes sociais, sites de notícias e aplicativos, garantindo um alcance amplo e variado de respondentes. A AtlasIntel também faz pesquisas para a CNN.

Principais características da pesquisa AtlasIntel:

  1. Amostragem Aleatória Estratificada: A amostra é selecionada de forma a representar proporcionalmente diferentes segmentos da população, levando em consideração variáveis como idade, gênero, renda, educação e localização geográfica.
  2. Coleta Digital de Dados: A coleta de respostas é feita através de questionários digitais, distribuídos de maneira aleatória em plataformas online. Isso permite atingir uma amostra diversificada e com alta taxa de resposta.
  3. Margem de Erro e Intervalo de Confiança: As pesquisas, como a realizada em Fortaleza, geralmente possuem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
  4. Tempo de Coleta: As pesquisas são realizadas em períodos curtos (geralmente de 5 a 7 dias) para captar a opinião pública em momentos específicos.
  5. Análise Estatística Avançada: A empresa utiliza técnicas de ponderação e ajustes estatísticos para corrigir eventuais vieses de amostragem, visando maior precisão nos resultados.

Essa metodologia tem o objetivo de fornecer uma leitura precisa e em tempo real do cenário político e das opiniões dos eleitores, permitindo captar rapidamente mudanças de percepção e comportamento.

O Cenário de Fortaleza há um mês:
A pesquisa 1ª Pesquisa FocusPoder + AtlasIntel – Fortaleza divulgada em 8 de agosto mostrou um empate técnico na corrida pela Prefeitura de Fortaleza entre quatro candidatos. Porém, há um chamtiva diferença entre todas as outras pesquisas no mercado: na Atlas, Capitão Wagner não aparece disparado à frente.

  • André Fernandes (PL): 22,8%
  • Evandro Leitão (PT): 22,5%
  • José Sarto (PDT): 22,4%
  • Capitão Wagner (União Brasil): 19,8%

Por que importa?
Os números indicam uma disputa aberta e imprevisível para o primeiro turno, com variações dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais. A segunda pesquisa em parceria com o Focus Poder (a terceira da Atlas em Fortaleza) é aguardada com apreensão pelos comitês de campanha.

Assista ao Focus Colloquium: 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

Conselho Nacional das ZPEs aprova cinco data centers de R$ 583 bilhões e consolida Ceará como Green Digital Hub do Atlântico Sul

Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

Série Protagonistas: Chagas Vieira, o interprete das ruas

MAIS LIDAS DO DIA

Pesquisa mostra saudades da CLT: o falso glamour do “empreender”

CNJ padroniza decisões judiciais sobre medicamentos no SUS

Exportações brasileiras crescem 9,1% apesar do tarifaço dos EUA