
O fato: O fundo imobiliário Guardian Real Estate (GARE11) anunciou movimentação no mercado, adquirindo 15 imóveis do Grupo Carrefour Brasil por R$ 725 milhões. A transação representa a maior operação de renda urbana do ano e traz o principal varejista alimentício do Brasil como novo inquilino. O fato relevante foi comunicado aos investidores.
Uma das unidades está localizada no município de Eusébio, no Ceará. Lá, funcionava a bandeira Atacadão.
Modelo: A aquisição foi realizada no modelo Sale & Leaseback, onde os imóveis, ocupados pela marca Atacadão, refletem um cap rate de 8%. A operação prevê contratos de locação atípicos com um prazo inicial de 13 anos, podendo ser renovados por até 23 anos. Em caso de rescisão antecipada, está prevista uma multa de 100% das locações restantes.
“O cronograma da operação envolve a superação de algumas condições precedentes, usais neste tipo de transação, sendo a mais relevante a aprovação do CADE. As partes têm como alvo para fechamento o início de dezembro e data limite o fim de 2024”, disse o Guardian em nota.
ABL: Os imóveis adquiridos pelo GARE11 somam uma área bruta locável de 240 mil metros quadrados. As lojas estão distribuídas em seis estados: seis em São Paulo, três em Mato Grosso, duas em Mato Grosso do Sul, além de uma unidade em Goiás, uma no Paraná e uma no Ceará.