Páscoa deve movimentar R$ 5,3 bilhões no Brasil, com crescimento de quase 27% nas vendas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Ovo de chocolate. Foto: Freepik

O fato: A Páscoa de 2025 promete ser a mais movimentada dos últimos anos no varejo brasileiro. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha, o feriado deve gerar um volume de vendas de R$ 5,3 bilhões em todo o país — alta de 26,8% em relação ao ano anterior.

Chocolates lideram intenção de compra: O tradicional ovo de Páscoa é, mais uma vez, o item preferido pelos consumidores: 64% dos entrevistados pretendem adquiri-lo. Em seguida, aparecem bombons, caixas de bombons e trufas (36%) e barras de chocolate (34%). Outros itens, como brinquedos e cestas de Páscoa, registraram apenas 2% cada nas intenções de compra. Roupas e outras categorias somam 3%.

Sete em cada dez brasileiros (67%) afirmaram que devem comprar chocolates ou produtos relacionados à data, com um gasto médio de R$ 146 por pessoa — valor ligeiramente inferior ao ticket médio de R$ 156 registrado em 2024.

Comércio físico segue preferência nacional: A maioria esmagadora dos consumidores brasileiros (91%) afirma que vai comprar presencialmente nesta Páscoa, número semelhante ao registrado em 2024. Apenas 9% pretendem fazer compras online.

Do total, 78% dizem que vão adquirir produtos em estabelecimentos comerciais formais, enquanto 26% preferem comprar de pessoas autônomas que vendem por conta própria. A preferência por lojas físicas é alta em todas as classes sociais (A/B e C: 90%; D/E: 94%) e faixas etárias, com destaque para os consumidores acima de 60 anos (96%).

Nordeste deve movimentar R$ 1 bilhão: A região Sudeste lidera o consumo, com movimentação estimada em R$ 2,3 bilhões e ticket médio de R$ 158. Em seguida, aparecem o Sul (R$ 984 milhões, R$ 178 por pessoa) e o Centro-Oeste (R$ 501 milhões, com ticket de R$ 169).

No Nordeste, a movimentação prevista é de R$ 1 bilhão, com média de gasto de R$ 109 por consumidor. A menor média está na região Norte: R$ 108, com movimentação estimada em R$ 414 milhões.

Perfil do consumidor: Homens pretendem gastar mais (R$ 154) do que mulheres, e os jovens entre 18 e 24 anos aparecem com o maior ticket médio entre as faixas etárias (R$ 157). Os consumidores das classes A e B, por sua vez, lideram o ranking de gasto médio, com R$ 182.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Chagas Vieira entra no jogo e embaralha o xadrez governista

Morte de Mario Vargas Llosa, o liberal, marca o fim de uma era na literatura latino-americana

Kristalina, Ph.D., CEO e… “mulherzinha” para Lula

Izolda na Califórnia e uma estridente conta política no Ceará

Tarifaço de Trump transforma a economia global em drama

Como Trump pode turbinar o protagonismo da China

O clássico britânico David Ricardo é cancelado em Washington

Nem censura estatal, nem patrulha ideológica: Obama pede nervo às universidades

Pesquisa Quaest: Lula segura a ponta, mas perde fôlego

Análise da pesquisa: Lula sangra e governadores aliados entram em alerta

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

MAIS LIDAS DO DIA

No data was found